
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) divulgou uma nota afirmando que todos os associados autorizaram “o desconto da sua contribuição” junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Investigada pela Polícia Federal e Procuradoria-Geral da República (PGR) na Operação Desconto, a Contag é a entidade que tem o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o INSS há mais tempo.
Através dos ACTs, a Contag pode realizar o desconto da contribuição associativa de seus membros diretamente com o INSS.
Em nota, a Contag explicou que atua, junto com suas 27 federações estaduais e mais 3.800 sindicatos de trabalhadores rurais, “na luta pela garantia, manutenção e ampliação de direitos de mais de 15 milhões de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, entre os quais estão aposentados, aposentadas e pensionistas rurais que fazem parte do quadro associativo e que autorizam o desconto da sua contribuição associativa para o Sistema Confederativo”.
“Ao longo dos seus 61 anos, a Contag sempre atuou com ética, responsabilidade e tem se empenhado ativamente no aperfeiçoamento da gestão e na fiscalização dos projetos e convênios que administra, sempre em conformidade com as normas legais”, continua.
A Confederação reiterou “seu respeito às instituições democráticas e o compromisso com a legalidade em todas as suas ações, e se coloca à disposição para colaborar com as investigações em curso, defendendo a total transparência do processo investigatório e apuração devida dos fatos”.
Conforme explicou o ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, a operação foi deflagrada contra um esquema de fraude de assinaturas de aposentados e pensionistas para cobrança indevida de contribuições.
SINDNAPI NÃO É INVESTIGADO
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) publicou um documento esclarecendo que “não é alvo de investigação da Polícia Federal no âmbito da Operação Sem Desconto, e não recebeu qualquer mandado ou notificação nesse sentido”.
“O Sindnapi apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados. Faz parte do DNA do sindicato a defesa dos beneficiários do INSS e a luta contra golpes dos mais diversos que afetam os ganhos dessa população”, disse a entidade.
“Investir em uma investigação detalhada também serve para fortalecer a credibilidade das instituições que, como o Sindnapi, buscam dar apoio e garantir os direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. Afinal, garantir que os aposentados recebam o que lhes é de direito é uma questão de justiça e respeito à dignidade de cada pessoa que contribuiu ao longo da vida para construir o país”, completou.
O presidente do Sindicato, Milton Cavalo, contou que tem denunciado o aumento de associados de outros grupos. “Nós temos falado disso desde 2022, porque começou a ter entidades crescendo muito rapidamente o número de associados de um ano para o outro”.
O sindicalista José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, vice-presidente do Sindnapi, declarou esperar que a PF investigue “toda a sacanagem que tem” no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e disse que a entidade não está envolvida no caso.
“Eu espero que a Polícia Federal investigue de fato toda a sacanagem que tem. Agora, o nosso sindicato, eu tenho que certeza que nós não temos nada, não devemos m* nenhuma. Eu espero que ela investigue de fato porque tem muitas entidades por aí picaretas. Nosso sindicato já foi investigado, já foi feita auditoria e essas coisas. Estamos tranquilos”, afirmou Frei Chico, que é irmão do presidente Lula.
Ele também disse estar na diretoria recentemente e, por isso, não poderia entrar em detalhes sobre a operação da PF.
Leia nota na íntegra da Contag:
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recepcionou em sua sede, na manhã desta quarta-feira (23), o cumprimento de diligências determinadas pela 15ª Vara Federal de Brasília, no curso da Operação Sem Desconto, que trata dos descontos associativos em benefícios de aposentados, aposentadas e pensionistas do INSS, conduzida pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União.
A CONTAG é uma Confederação sindical que coordena um Sistema Confederativo composto por 27 Federações estaduais e mais de 3.800 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que atuam na luta pela garantia, manutenção e ampliação de direitos de mais de 15 milhões de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, entre os quais estão aposentados, aposentadas e pensionistas rurais que fazem parte do quadro associativo e que autorizam o desconto da sua contribuição associativa para o Sistema Confederativo.
Ao longo dos seus 61 anos, a CONTAG sempre atuou com ética, responsabilidade e tem se empenhado ativamente no aperfeiçoamento da gestão e na fiscalização dos projetos e convênios que administra, sempre em conformidade com as normas legais.
Neste momento, a entidade reitera seu respeito às instituições democráticas e o compromisso com a legalidade em todas as suas ações, e se coloca à disposição para colaborar com as investigações em curso, defendendo a total transparência do processo investigatório e apuração devida dos fatos.
Atenciosamente,
A Diretoria
Mentirosos tenho uma mãe de 96 que nunca autorizou é analfabeta não sabe bem o que o órgão significa não presta nenhum tipo de serviço