
“Se tem quadrilha aqui, eu te garanto que não é nossa”, afirmou o ministro da Previdência em audiência na Câmara
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, declarou que foi a perícia do governo Lula no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que descobriu, através de uma auditoria, o esquema criminoso que roubava dinheiro todos os meses de aposentados e pensionistas.
“Se tem quadrilha aqui, eu te garanto que não é nossa”, afirmou Lupi aos deputados federais presentes na audiência da Comissão de Previdência Social da Câmara. “Quem tiver roubado dinheiro de aposentado e pensionista tem que ir pra cadeia”, defendeu.
“Eu agi, eu demiti um diretor, eu instalei uma apuração. A gente não está parado, estamos agindo bastante”, continuou o ministro.
Após denúncias, Lupi orientou seu diretor de Benefícios para que produzisse uma Instrução Normativa que coibisse os descontos irregulares sobre aposentadorias e pensões. Com a demora, Carlos Lupi optou por demitir André Paulo Félix Fidelis, que ocupava o cargo.
Com um novo diretor e uma Instrução Normativa, o ministro contou que 2,4 milhões de pessoas conseguiram tirar de suas aposentadorias e pensões os descontos indevidos.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) começaram a investigar o caso e apontaram um desvio de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. “Toda essa operação que deflagrou-se agora para apurar através da CGU e da PF foi iniciada através de uma auditoria iniciada pela perícia do INSS do governo Lula para coibir fraude e corrupção”, lembrou Lupi.
“Preparem-se que vai para a cadeia toda essa gentalha marginal, inclusive quem está atrás deles, os mentores. Cadeia para quem roubou dinheiro público”, apontou.
Alguns sindicatos e associações representativas de aposentados e pensionistas fraudaram assinaturas e documentos para conseguir descontar diretamente dos pagamentos as mensalidades associativas. Muitos aposentados sequer sabiam que estavam sendo descontados e o motivo.