
Ao assinar decreto denominando Stalingrado ao aeroporto de Volgogrado (antes toda a cidade foi Stalingrado), Putin disse ter tomado a decisão para ““perpetuar a Vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945”
O presidente russo Vladimir Putin assinou decreto que devolveu ao aeroporto internacional de Volvogrado o nome histórico Stalingrado, medida que visa “perpetuar a Vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945”. O decreto foi assinado às vésperas das comemorações dos 80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica sobre o nazismo.
”Para comemorar a vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, resolvo atribuir o nome histórico ‘Stalingrado’ ao Aeroporto Internacional de Volgogrado”, diz o decreto assinado por Putin na terça-feira (29).
A iniciativa de dar à instalação ”um nome verdadeiro, orgulhoso, corajoso e heróico” pertence aos veteranos e participantes da operação militar especial, disse o governador local Andrei Bocharov durante uma reunião com Putin realizada algumas horas antes na cidade heróica.
”Bem, a palavra deles é lei para mim. É isso que faremos”, disse Putin.
Em paralelo, a Corporação Russa de Gerenciamento de Tráfego Aéreo informou que, entre os dias 8 e 10 de maio, os nomes históricos de Leningrado e Stalingrado serão temporariamente reintroduzidos para se referir, respectivamente, às cidades de São Petersburgo e Volgogrado, em uma medida simbólica que remete ao período da Segunda Guerra Mundial.
Sob a falsificação perpetrada por Nikita Krushev e seu “informe ao 20º Congresso do PCUS”, o legado de Stalin foi enxovalhado e a então União Soviética foi apartada daquele que liderou a construção do socialismo e encabeçou a luta da humanidade contra o nazismo, ao lado de Roosevelt e Churchill. Experimento revisionista que acabou dando em Gorbachev e Yeltsin e, antes, levara a tirar o nome heróico Stalingrado, símbolo maior da resistência à barbárie hitlerista, para o anódino “Volgogrado”.
Segundo o jornal Vzglyad, um conselho foi criado para estudar a opinião dos moradores sobre a mudança do nome de Volgogrado para Stalingrado.
A restauração do nome de Stalingrado tem sido repetidamente pedida por patriotas russos, e especialmente pelo presidente dos comunistas russos, Gennady Zyuganov, visando resgatar a verdade histórica.
O jornal Komsomolskaia Pravda, um dos principais da Rússia e tido como o preferido do próprio Putin, publicou uma entrevista com o respeitado especialista militar Coronel Viktor Litovkin sobre a devolução do nome Stalingrado ao aeroporto de Volgogrado.
Veja principais trechos da entrevista:
Komsomolskaia Pravda – Camarada Coronel, boa saúde para você, aqui é o Tenente Gamov da Rádio Komsomolskaya Pravda.
Coronel Viktor Litovkin – Muita saúde para você, camarada tenente.
KP – Vitya, você pode me dizer francamente: como você percebeu o fato de o nome do camarada Stalin aparecer no mapa da Federação Russa? Pela primeira vez em muitas décadas.
VL – Para ser sincero, estou muito feliz com isso. Porque Stalin é uma figura histórica. Este é o homem a quem estão associados os sucessos do nosso país na construção das bases do sistema socialista e na Vitória na Grande Guerra Patriótica. E à restauração da economia nacional. E na mesma fileira está a primeira bomba atômica, que criamos sob sua liderança direta. E muito mais.
Eu me lembro, Sasha, quando Stalin morreu, eu era um garotinho, tinha apenas 9 anos. E a tia correu até a avó e chorou muito alto. E sua avó tentou convencê-la: “Vamos, Raya, não chore tanto… Afinal, você não chorou assim durante os anos de guerra, quando seus irmãos e irmãs morreram.”
E quando cancelaram as aulas na escola… Eu fui para a escola e me disseram que não haveria aulas hoje. E isso não me deixou feliz na época, sabe? De alguma forma, carreguei essas memórias por toda a minha vida.
E eu acho que o nome de Stalin é para muitas pessoas que cresceram em nosso país, que são reais, que amam nosso país… Que não se separam da história de nosso país.
Além disso, é absurdo que em Paris haja uma estação de metrô com o nome de Stalin, haja uma rua Stalin, mas em Moscou, nossa capital, não haja nada disso. Bem, de alguma forma, tudo isso não faz sentido. É ridículo.
KP – Bem, agora haverá o aeroporto de Stalingrado.
VL – Haverá o aeroporto de Stalingrado. Acho que haverá algo mais. Volgogrado retornará ao seu nome – Stalingrado. Ao longo do tempo. Bem, talvez não agora, não amanhã, não depois de amanhã, mas ele terá seu nome de volta. Mas historicamente a cidade de Stalingrado deveria ser Stalingrado.
Bem, a Volgogradsky Prospekt em Moscou pode continuar sendo a Volgogradsky Prospekt, mas temos a Leningradsky Prospekt em Moscou. Mas isso não é essencial. É essencial que a cidade associada ao nome de Stalin, a cidade heróica que parou a máquina fascista e a fez retroceder, recupere esse nome.
KP – Obrigado, camarada Coronel.
VL – Sim, sim. O principal é que a justiça histórica seja restaurada.