
Por meio de mensagem publicada nas redes digitais, na última terça-feira (29), o presidente brasileiro parabenizou o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, por vitória nas eleições do país
O presidente Lula (PT) afirmou, por meio de mensagem publicada nas redes digitais, na última terça-feira (29), que o Brasil tem interesse em avançar nas negociações de acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.
No comunicado, Lula parabenizou o primeiro-ministro Mark Carney pela vitória nas eleições canadenses realizadas na última segunda-feira (28).
“Meus parabéns ao primeiro-ministro Mark Carney pela vitória do Partido Liberal nas eleições de ontem [segunda-feira (28)]. O Brasil deseja um novo ciclo de prosperidade para o povo irmão do Canadá. Vamos trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e de nossas democracias”, escreveu Lula.
APROFUNDAR COOPERAÇÃO COMERCIAL
“Queremos aprofundar nossa cooperação em áreas de interesse mútuo, como a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima”, acrescentou Lula.
“Temos interesse em avançar nas negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá para diversificar e expandir nosso intercâmbio”, concluiu o presidente.
PREMIÊ CANADENSE DECLARA VITÓRIA
Mark Carney declarou vitória nas eleições canadenses na manhã da última terça-feira, e afirmou que o país “jamais” irá ceder aos Estados Unidos após campanha com provocações e tarifas comerciais elevadas impostas pelo presidente estadunidense, Donald Trump.
O líder do PL (Partido Liberal) repreendeu Trump, ao enviar mensagem de unidade à nação, e ainda prometeu “representar todos os que consideram o Canadá seu lar”.
“Como venho alertando há meses, os Estados Unidos querem nossa terra, nossos recursos, nossa água, nosso país. Mas essas não são ameaças vazias. O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos dominar”, declarou Carney. “Isso nunca, jamais acontecerá”, completou.
Carney, ex-presidente do Banco Central do Canadá, liderou onda de sentimento anti-Trump desde que venceu a disputa pela liderança do partido, o PL, com vitória esmagadora depois da renúncia de Justin Trudeau.
TRAJETÓRIA DE TRUDEAU
Trudeau, também do PL, foi o primeiro-ministro do Canadá de 2015 a 2025. Atuou como líder do partido de 2013 até a renúncia em 2025 e foi membro do parlamento por Papineau (Distrito eleitoral federal em Montreal, Quebec), de 2008 a 2025.
Em meio às crises no país, ao fato de dirigir a nação não tendo maioria parlamentar e aos confrontos com Trump, em razão das sobretaxas impostas às exportações do Canadá, ele enfraqueceu.
Em razão de queda constante no apoio popular, a renúncia repentina da vice-primeira-ministra Chrystia Freeland em dezembro de 2024 e crise política subsequente, Trudeau anunciou, em 6 de janeiro de 2025, que renunciaria tanto ao cargo de primeiro-ministro quanto à liderança do Partido Liberal.