
O premiado filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, chegará oficialmente às telonas da China no próximo dia 16 de maio. A confirmação foi feita por meio de cartaz divulgado pela distribuidora local Hishow Entertainment, responsável por levar a produção ao circuito comercial chinês.
Com direção de Walter Salles e ambientado no Rio de Janeiro durante os anos 1970, o longa-metragem traz à tona a comovente história real de Eunice Paiva, uma mulher que se transforma em ativista dos direitos humanos após o desaparecimento do marido, ocorrido em janeiro de 1971, durante o regime militar no Brasil. A narrativa densa e historicamente significativa despertou o interesse do público chinês, que já demonstra grande expectativa pela estreia.
Segundo o portal Xinua, a recepção entusiasmada ao filme já pôde ser observada durante sua exibição no 15º Festival Internacional de Cinema de Beijing, realizado em 20 de abril. Os 685 ingressos para a sessão se esgotaram em poucos minutos, e a obra recebeu elogios contundentes da crítica local. O renomado cineasta Xie Fei, presente na sessão, declarou: “Que obra extraordinária! Este filme presta um tributo poderoso à memória histórica, assegurando que as tragédias do passado permaneçam vivas em nossa lembrança.”
A produção entra em circuito comercial no próximo dia 16. A distribuidora chinesa Hishow busca viabilizar uma apresentação para os dois dias em que o presidente Lula estará na China, 12 e 13 de maio.
“O mercado cinematográfico chinês é conhecido por suas barreiras de acesso, como as cotas de importação, a necessidade de aprovação pelas autoridades de censura e a intensa concorrência com produções locais”, conta a diplomata brasileira Bárbara Policeno.
A embaixada em Pequim começou em dezembro o trabalho para a chegada do filme aos cinemas, que vai acontecer como resultado de acordo com a Hishow. “Contar com uma distribuidora chinesa é fundamental”, aconselha.
Avalia que a aceitação de “Ainda Estou Aqui” pode aumentar a abertura aos títulos do Brasil. A embaixada busca agora viabilizar outros filmes brasileiros e, até o fim do ano, uma mostra.
A expectativa de sucesso se fortalece ao observar o histórico recente de popularidade de filmes brasileiros na China. Na plataforma Douban, conhecida por suas críticas de cinema, Central do Brasil conquistou nota 8,7, Tropa de Elite registrou 8,1, e mais de 35 mil usuários já indicaram interesse em assistir Ainda Estou Aqui.
A chegada do filme brasileiro ao país asiático também reforça o interesse chinês por obras internacionais com forte apelo humano e social. De acordo com dados da Administração de Cinema da China, a receita total de bilheteria do país em 2024 ultrapassou 42,5 bilhões de yuans (cerca de US$ 5,91 bilhões), sendo 9,06 bilhões de yuans (US$ 1,25 bilhão) provenientes de produções estrangeiras.