
Primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, denunciou como “inaceitável” ingerência da Comissão Europeia para tentar impor “cortina de ferro” em torno da Rússia
Robert Fico, da Eslováquia e Alekasander Vucic, presidente da Sérvia tiveram que contornar espaço aéreo fechado para chegar a Moscou e mesmo assim na desistiram da participação das cerimônias pela passagem do Dia da Vitória que este ano marca os 80 anos da derrota do nazismo.
O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, deixou clara sua contraposição ao bloqueio contra a Rússia puxado pelos Estados Unidos e que passou a contar com a submissão da maior parte dos integrantes da União Europeia: “Me orgulho de ser o presidente da Sérvia, uma nação que tem o direito de se orgulhar por que aqui os soldados de Hitler não foram recebidos com flores”.
“Somos fiéis ao legado da Sérvia e sua soberania”, disse deixando claro que não aceita a pressão de Bruxelas para que não comparecesse à parada.
Ele seguiu enfatizando a “importância de se relembrar os sacrifícios feitos pela União Soviética durante a Guerra destacando que dezenas da milhões sofreram para que pudéssemos estar vivos no pleno sentido nos dias de hoje, Niguém tem o direito de revisar esta história”.
Entre os entraves que que Vucic enfrentou, um aconteceu no encontro com a comissária de Ampliação da União Europeia, Marta Kos, que ameaçou de que se ele comparecesse aos atos de Moscou, isso atuaria contra o pleito de admissão de seu país à EU.
Vucic não apenas foi, como a Sérvia participou com um contingente da força armada o país na parada do Dia da Vitória.
O presidente russo, Vladimir Putin, saudou “heroica” decisão de Vucic e de todos aqueles que de “forma corajosa” foram a Moscou no dia 9 de maio apesar das pressões de Bruxelas.
Em encontro com Putin, a Sérvia reafirmou seu compromisso em seguir na cooperação energética com a Rússia. Vucic foi além e agradeceu as condições especiais ofertadas por Moscou a seu país
O país báltico se apoia no fornecimento de petróleo e gás. A Sérvia também tem se recusado a atender aos apelos norte-americanos para enviar armas a Kiev em apoio à guerra da Otan.
“O suprimento de gás é uma questão vital”, disse Vucic a Putin.
Putin respondeu denominando a cooperação energética como “uma força primordial para as relações de comércio e os investimentos”.
De acordo com contrato em vigência, Belgrado para US$ 275 por 1.000 metros cúbicos enquanto que a taxa do mercado europeu está em torno de US$ 400, devido à escassez determinada pelas sanções à Rússia ao tempo em que houve a explosão do gasoduto Nord Stream.
A Letônia e Lituânia fecharam o espaço aéreo ao avião do presidente sérvio forçando-o a desenhar uma rota passando pela Bugária, Turquia, Azerbaijão e Geórgia para se dirigir a Moscou.
Enquanto isso, a Estônia fechou seu espaço aéreo ao avião do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico que também conseguiu chegar a Moscou.
“Os líderes da Sérvia e da Eslováquia vieram a Moscou apesar da frenética pressão da União Europeia”, saudou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, que condenou a “hostilidade contra os
Vucic and Fico also held talks with Russian President Vladimir Both leaders faced travel hurdles after several EU countries closed their airspace to their jets en route to Russia. Moscow condemned the moves as “hostile.”
“Nestes dias, essa visita se reveste de um ato de heroísmo, mostrando que presam a soberania de seus países para prestar tributo e reverenciar a memória dos que conduziram ao desfecho no Dia da Vitória”, disse Peskov.
Ao saudar os presidentes Vucic e Fico, Putin agradeceu aos que aceitaram o convite, destacando a coragem do presidente da China, Xi Jinping, do Brasil, Lula, do Egito, Abdel Fatah al Sisi e destacou ainda a participação do presidente Palestino, Mahmud Abbas.