
Declaração aconteceu em entrevista em Moscou sobre a fala do secretário de Defesa do governo Trump, Pete Hegseth, de que os EUA buscam “recuperar o nosso quintal”
O presidente Lula afirmou que o Brasil “é um país livre e soberano”, e não “um quintal”, como querem os Estados Unidos, e exige ser tratado com “respeito” e “igualdade de condições”.
Lula foi questionado, durante uma coletiva de imprensa em Moscou, capital da Rússia, sobre a declaração do secretário de Defesa do governo Trump, Pete Hegseth, de que os EUA buscam “recuperar o nosso quintal”, referindo-se à América Latina.
“O Brasil não é um quintal. É um país livre e soberano, com interesses próprios do seu povo. Nós tratamos os Estados Unidos com muito respeito, porque temos 200 anos de relações diplomáticas, e queremos ser tratados com o mesmo respeito”, respondeu Lula.
“O Brasil não será quintal de ninguém, de nenhum país, de nenhum continente. O Brasil será o quintal do Brasil, um país livre e soberano”, acrescentou.
O presidente Lula ainda falou que “o Brasil não quer ser melhor do que ninguém, mas o Brasil não aceita ser pior do que ninguém. O Brasil no mínimo quer ser tratado em igualdade de condições. Então, o Brasil quer ser tratado com muito respeito”.
Ele esteve na Rússia para participar das celebrações dos 80 anos da vitória contra os nazistas. No sábado (10), Lula viajou para a China.
Em suas redes sociais, anunciou que serão fechadas “novas parcerias” e “acordos de cooperação em múltiplas áreas. É mais um grande passo na relação de amizade e proximidade estratégica com a China, maior parceiro comercial do Brasil desde 2009”.