
A comunidade realizou um ato neste Dia das Mães para protestar contra a ação criminosa da polícia de Donald Trump e exigiu que os agentes de imigração deixem a cidade
A comunidade de Worcester (MA), nos Estados Unidos, realizou um ato contra a brutal prisão da brasileira Rosana Ferreira de Oliveira pelo serviço de imigração (ICE, em inglês), na quinta-feira (8), quando os agentes também agrediram suas filhas e outros moradores da região.
A comunidade realizou um ato neste Dia das Mães para protestar contra a ação criminosa da polícia de Donald Trump. No ato os manifestantes exigiram que a polícia de imigração deixe a cidade.
Vídeos mostram que diversas pessoas tentaram impedir a prisão, mas dezenas de agentes estavam no local. Worcester fica perto de Boston, capital de Massachusetts.
“As imagens são revoltantes. Uma MÃE, brasileira, foi arrancada do carro e presa com brutalidade para ser deportada em Massachusetts, sob ordens da política migratória de Trump. Sua filha, de 16 anos, foi ao chão com um bebê no colo”, relatou a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG).
Os agentes pararam o carro de Rosana, no qual ela estava com suas duas filhas – uma de 16 anos e outra de 2 meses – e realizaram a prisão. Ela tentou sair do carro, mas foi pega pelos agentes, que a jogaram no chão.
Cerca de 25 pessoas cercaram os policiais protestando contra a prisão. A filha mais velha de Rosana tentou ajudá-la enquanto carregava a irmã no colo e, por conta da violência dos agentes e da confusão, deixou a criança cair.
Depois, quando já não estava mais com a irmã no colo, a filha mais velha foi jogada no chão pelos agentes e teve seu rosto pressionado contra o asfalto. A jovem chegou a ser presa, mas depois foi liberada.
Uma outra mulher, de 38 anos, também foi presa, acusada de ter jogado um líquido contra os policiais.
Os vizinhos exigiam que os agentes mostrassem um mandado de prisão contra Rosana, mas não o fizeram.
O prefeito da cidade, Joseph Petty, se manifestou sobre o caso e falou que, “como alguém que se orgulha de liderar uma cidade acolhedora, estou arrasado ao ouvir sobre a separação de uma família, especialmente com o Dia das Mães se aproximando”. “O medo de que o ICE separe uma família é o pior pesadelo de muitas pessoas em nossa cidade”, continuou.
Cerca de 100 pessoas de Worcester fizeram um protesto na sexta-feira (9) contra as prisões e cantando “ICE fora de Worcester agora”.
O corpo diplomático brasileiro disse que está acompanhando “a situação com atenção e seguirá prestando a devida assistência consular, em contato também com as autoridades locais”.
As prisões de imigrantes aumentaram nos Estados Unidos como parte da política de Donald Trump. Os agentes do ICE estão parando carros e realizando as prisões de forma a deixar a comunidade apavorada, até mesmo com relatos de pessoas com medo de ir trabalhar.