
Vídeo com a primeira-dama metendo a mão na cara do presidente francês circula pelas redes no mundo inteiro
O vídeo em que a primeira-dama francesa, Briggite Macron, estapeia seu marido, o presidente francês, em pleno desembarque na visita a Hanói, viralizou no mundo inteiro e gerou inúmeros comentários. O Vietnã é a primeira escala de uma viagem de Emmanuel Macron pelo sudeste asiático, em que também visitará Indonésia e Singapura.
Segundo Macron, eles estariam só “zoando”. Ele nem ficou com o olho roxo pois o tapa lhe pegou no queixo. Já o Palácio dos Elíseos tentou inicialmente negar ao site francês Franceinfo a veracidade do vídeo, sugerindo que se tratava de um conteúdo falso.
As imagens mostram o momento em que Madame Brigitte mete o tapa na cara de Macron, provável desejo de nove entre cada dez franceses, seja por ter aumentado a idade mínima de aposentadoria, agravado a desigualdade e estagnado a França, ou por sua gana de esticar a guerra da Otan na Ucrânia, inclusive propondo enviar tropas francesas.
Conforme as imagens, quando a porta do avião presidencial se abre, Macron está em meio a uma discussão com alguém sem se dar conta de que a porta foi aberta.
E aí os braços de Madame Brigitte emergem do lado esquerdo da porta – vê-se claramente a manga do terno vermelho da primeira-dama-, ela coloca as duas mãos no rosto de Macron e o empurra.
Flagrado tomando a mãozada, Macron disfarça, acena para a imprensa e a seguir o casal desce as escadas do avião. Quando o presidente francês tenta estender o braço para a cônjuge, ela reage com um chega pra lá.
“Eu estava discutindo, ou melhor, zoando, com minha esposa”, remendou depois Macron em conversa com repórteres em Hanói. “Não é nada”, ele jurou.
Em socorro do chefe, um assessor asseverou que foi só uma inofensiva briguinha de casal. À agência de notícias AFP, outro integrante do cordão de puxa-sacos presidencial garantiu que o presidente e Madame Brigitte “estavam relaxando” antes do início da visita oficial.
Veja entrevero no vídeo:
Para ele, o tapa em público foi só “um momento de cumplicidade” – mas pediu anonimato ao jornalista que colheu a observação.
Casados desde 2007, Brigitte é 24 anos mais velha que Macron e sua ex-professora de teatro, e até o presidente francês reconhece que não são “um casal muito comum”. Aliás, sobre quão “pouco comum” é o casal abundam elocubrações nas redes sociais francesas.
Macron era estudante de uma escola privada em Amiens quando se conheceram e, segundo sua biógrafa, seus pais suspeitaram que ainda era menor de idade quando o envolvimento começou.