
Desses, três foram presos, entre eles a bolsonarista Cristiane Silva, que participou da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023
O governo federal recebeu em Fortaleza (CE), no domingo (25), um voo com 103 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos, acolhendo-os com atendimento de saúde, psicológico e ajuda logística para que cheguem a seus familiares.
Foi o 10º voo com brasileiros repatriados desde o início de 2025. Ao todo, 783 brasileiros foram deportados pelos EUA em sua nova política contra imigrantes.
Os brasileiros foram recebidos em Fortaleza e puderam escolher se seguiriam ou não para Belo Horizonte (MG).
A operação para acolhimento do grupo contou com participação dos Ministérios da Saúde, da Justiça, das Relações Exteriores, da Defesa e do Desenvolvimento e Assistência Social, além do Ministério da Assistência Social, Família e Combate à Fome. A Polícia Federal e a Defensoria Pública da União também participaram.
O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, declarou que a articulação entre governo federal e os governos de Ceará e Minas Gerais “tem garantido um acolhimento seguro, humanizado e, sobretudo, célere para que as pessoas voltem para as suas casas em segurança”.
“Esse é o dever dos órgãos de Estado, que prevê a garantia dos direitos daqueles que voltam ao país. O Brasil é dos brasileiros e a gente continuará na luta pelos direitos humanos dos repatriados”, completou.
O governo federal informou que 24 brasileiros optaram por ficar em Fortaleza, enquanto 76 foram para Minas Gerais. Outros três foram presos por terem mandados de prisão pendentes.
Entre eles, a bolsonarista Cristiane Silva, que participou da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, foi uma das pessoas presas assim que chegou ao Brasil. Ela fugiu para os EUA para não pagar por seus crimes em 2024, mas foi pega por estar em situação irregular pelo governo de Donald Trump.