
Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgou resultado, com as forças patrióticas conquistando maioria em 23 dos 24 estados do país. Abstenção subiu de 42,63% para 53,37%
Com mais de 93% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou, na noite deste domingo (25), a vitória do Polo Patriótico para deputados estaduais, nacionais e governadores. O Polo é a frente que agrupa os partidos que sustentam o governo bolivariano, do presidente Nicolás Maduro.
Acompanhando o processo, o editor da TV Multipolar, de Portugal, Francisco Balsinha, relatou ao HP que as urnas confirmaram a expectativa das ruas, com as forças patrióticas conquistando 23 dos 24 estados do país, sendo derrotadas somente em Cojedes, no centro-oeste.
“Este resultado esmagador ilustra o apoio massivo do povo venezuelano ao regime de democracia popular e à revolução em curso no país”, declarou Balsinha, que esteve fiscalizando o processo ao lado de mais de 300 observadores internacionais de 53 países.
Com os resultados já divulgados pelo CNE, é possível determinar que as forças bolivarianas, encabeçadas pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), recuperaram a administração de três estados que encontravam-se nas mãos da oposição. A vitória veio em Barinas, com Adán Chavez Frías (72,45% dos votos); Zulia, com Luis Gerardo Caldeira Morales (mais de 64%) e Nueba Esparta, com Marisel Velásquez Millán (mais de 55%).
“Na região da Guiayna e Esequiva, de enorme significado político devido ao assédio imperialista”, apontou Balsinha, o candidato bolivariano obteve uma esmagadora votação: 97,40%.
De acordo com o presidente Nicolás Maduro, “essa vitória é a vitória da paz e da estabilidade de toda a Venezuela”. “Hoje, a Revolução Bolivariana demonstrou que está mais viva e forte do que nunca”, enfatizou.
Parcela dos partidos de oposição boicotaram as eleições – entre eles o Partido Comunista da Venezuela -, denunciando-as de “fraude”. Diante deste tipo de protestos, houve uma queda na participação eleitoral de 42,63% para 53,37%, elevando a abstenção.
Em relação à oposição de extrema-direita, representada por Maria Corina Machado, não é conhecida até o momento qualquer declaração.
BOM SEMPRE SERA PARA A VENEZUELA , PARA A AMERICA LATINA E PARA O MUNDO : SE O PARTIDO SOCIALISTA UNIDO DA VENEZUELA E NICOLAS MADURO ESTIVEREM POR UM LONGO TEMPO NO PODER PROPORCIONANDO UMA VIDA MELHOR PARA TODOS OS VENEZUELANOS ! TODOS SABEMOS QUE A AMERICA DO NORTE QUER VER A ESQUERDA DERROTADA NA VENEZUELA POIS ELA A AMERICA DO NORTE O TIO SAM TEM OLHO NAS RIQUEZAS PETROLIFERAS DA VENEZUELA ENTENDEU !