Jandira Feghali lança o livro “Cultura é Poder” em Brasília

Entre outros, marcaram presença no lançamento da obra da parlamentar os ministros José Múcio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) (Fotos: Divulgação)

Nesta terça-feira (10), Jandira Feghali, deputada federal e vice-presidente nacional do PCdoB, realizou, em Brasília, mais uma etapa do lançamento de seu livro “Cultura é Poder” (Editora Oficina Raquel), na Livraria Circulares.

A capital federal reuniu, na ocasião, importantes lideranças políticas, jurídicas e culturais para o evento, que propõe um mergulho sobre o papel estratégico da cultura na construção da democracia, da soberania e da emancipação do povo brasileiro.

Marcaram presença no evento, entre outros: o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro da Defesa, José Múcio; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck; o ex-ministro José Dirceu; Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde digital do Ministério da Saúde; o ex-governador pelo Distrito Federal, Agnelo Queiroz; além de lideranças como João Brand e muitos outros nomes ligados à defesa da cultura e dos direitos sociais no Brasil.

Foi expressiva, também, a presença parlamentar: deputados Renildo Calheiros (PE), líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Erika Kokay (PT-DF), Lidice da Mata (PSB-BA), Patrus Ananias (PT-MG), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Daiana Santos (PCdoB-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Benedita da Silva (PCdoB-RJ), Elder Salomão (PT-ES), Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), Camila Jara (PT-MS), Samia Bonfim (PSol-SP), Glauber Braga (PSol-RJ), Fernanda Melchiona (PSol-RS), Natália Bonavides (PT-RN), Reimont (PT-MG), Rogério Correia (PT-MG), Jack Rocha (PT-ES), Juliana Cardoso (PT-SP), Ana Pimentel (PT-MG) e Denise Pessoa (PT-RS).

O livro, que já passou por eventos marcantes no Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Niterói, propõe uma análise crítica da guerra cultural promovida pela extrema direita e reafirma a cultura como ferramenta essencial para a transformação social e política do país.

Com prefácio da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a obra traz reflexões que entrelaçam a trajetória pessoal e política de Jandira com o pensamento de autores como Darcy Ribeiro, Celso Furtado, Ynaê Lopes dos Santos e Eric Hobsbawm.

Relatora de leis fundamentais para o setor, como a Lei Aldir Blanc, Jandira reafirma neste livro sua defesa histórica da cultura como direito e motor de desenvolvimento. O lançamento em Brasília promete ser mais um momento de diálogo vibrante com artistas, gestores, parlamentares, juristas, intelectuais e militantes da cultura.

O LIVRO

O livro, intitulado “Cultura é poder”, de Jandira Feghali, traz uma análise madura e consistente da formação cultural do Brasil.

Ao expor uma visão integral da cultura, considera tanto suas dimensões antropológica e política quanto o potencial econômico desta que é uma de nossas principais riquezas.

A autora se vale de sua atuação como parlamentar e de sua experiência como Secretária Municipal de Cultura na cidade do Rio de Janeiro para demonstrar que a gestão democrática e inclusiva da vida cultural pode se converter em um instrumento poderoso de transformação.

O trabalho de Jandira Feghali busca reforçar a consciência e a compreensão de que Cultura é Poder!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *