
Informação é de colunista do jornal Folha de S.Paulo
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode estar atuando para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado, consiga fugir do Brasil e escapar da Justiça. As informações são de Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo.
Um dos planos pode ser os Estados Unidos concederem asilo político a Jair Bolsonaro. Donald Trump chamou, na carta enviada ao presidente Lula, de “vergonha internacional” o processo em que Jair Bolsonaro é réu.
De acordo com a colunista, ministros receberam de aliados de Jair Bolsonaro a informação de que o ex-presidente está “em pânico” com a proximidade do julgamento e a possibilidade de ser preso.
Os recentes posicionamentos de Donald Trump a favor de Jair Bolsonaro e atacando a Justiça brasileira, considerados juntos das movimentações do próprio grupo político comandado por Jair, corroboram, para ministros do STF, com uma possível fuga.
Entre as movimentações está a ida de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos e suas declarações de que é um “deputado em exílio”. Na quinta (10), aniversário de Eduardo, Jair voltou a falar que seu filho está sob “exílio forçado”.
Donald Trump tem aberto caminho para que os Estados Unidos considerem uma eventual prisão de Jair Bolsonaro como “perseguição”.
Em suas redes sociais, chamou o processo de Bolsonaro de “caça às bruxas”.
O processo tem tido ampla defesa e todos os direitos de Jair Bolsonaro, primeiro como investigado e agora como réu, foram preservados pelo STF.
Além disso, o próprio Jair Bolsonaro viajou, no final de seu mandato, para os Estados Unidos por medo de ser preso. Referindo-se ao caso, aliados falaram que ele teve um “pressentimento”.
Em fevereiro de 2024, Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria se escondendo depois de ser alvo de uma operação da Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o golpe.