
Autor de hinos cariocas como “Saudades da Guanabara” apresenta show gratuito no coração do Bixiga
O projeto “Noitada de Samba na UMES” recebe na próxima terça-feira (15) um dos mais importantes compositores da música brasileira: Moacyr Luz, carioca de 65 anos que há quatro décadas escreve a crônica musical do Rio de Janeiro.
O show gratuito no Cine-Teatro Denoy de Oliveira (Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista), às 20h, promete ser uma verdadeira aula de samba, com direito a clássicos consagrados das rodas de samba da Zona Norte carioca.
Nascido no bairro de Rocha Miranda e criado na Serrinha, Moacyr Luz – ou simplesmente “Moa”, como é carinhosamente chamado – começou sua jornada musical aos 15 anos, estudando violão com os mestres Carlos e Hélio Delmiro.
Ao longo de seus 45 anos de carreira, compôs mais de 350 músicas, tendo como parceiro mais constante o letrista Aldir Blanc, com quem contabiliza mais de 150 composições. O próprio Moacyr declarou numa entrevista: “Hélio Delmiro me fez ficar atento à forma da música e Aldir Blanc me deu consciência das palavras’.
Acumulou centenas de composições gravadas por intérpretes como Nana Caymmi, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Rosa Passos e Leny Andrade, entre outros. Sua obra-prima, “Saudades da Guanabara” – gravada por Beth Carvalho em 1989 – foi adotada pelos cariocas como um dos hinos não-oficiais do Rio de Janeiro.
O projeto “Noitada de Samba na UMES” é uma realização do Centro Popular de Cultura da UMES, com apoio do Ministério da Cultura, e já recebeu nesta temporada nomes como Nei Lopes, Carlinhos Vergueiro e Fabiana Cozza. Os convidados são acompanhados pelos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), João Poleto (sopro), Koka Pereira (percussão), Maik Oliveira (bandolim), Pedro Pita (percussão) e Rafael Toledo (percussão).
SERVIÇO
Data: 15/07/2025
Horário: 20h
Local: Cine-Teatro Denoy de Oliveira
Entrada gratuita (retirada 1h antes ou reservas pelo (11) 3289-7475)