
Preço para distribuidoras começa a valer a partir de 1º de agosto
A Petrobrás anunciou nesta segunda-feira (28) que reduzirá o preço de venda do gás natural para as distribuidoras. Valendo a partir de 1º de agosto, o reajuste deverá reduzir os preços em aproximadamente 14%, o que terá impacto positivo sobre o consumo de gás natural para fins residenciais, industriais e de transporte.
Segundo nota da estatal, os contratos com distribuidores de gás natural preveem atualizações trimestrais do preço da molécula de gás conforme oscilação do petróleo Brent e câmbio entre dólar e real. O reajuste de preços para baixo no próximo trimestre leva em consideração a queda dos valores de referência do petróleo em 11%, e apreciação de 3,2% do câmbio.
O preço médio da molécula vendida às distribuidoras acumula, de dezembro de 2022 até agosto, recuou de 32%.
O reajuste não será repassado integralmente aos preços para o consumidor final, já que são adicionados também os custos das distribuidoras e impostos.
As distribuidoras afirmam que também haverá redução no preço do consumo. A Naturgy, concessionária de gás do Rio de Janeiro, afirmou à Agência Brasil que a redução “vai beneficiar cerca de 1 milhão de clientes, nos mercados residencial, comercial, industrial e GNV”.
Segundo a Ceg, distribuidora da reunião metropolitana do Rio, o impacto será de redução média de preços em 1,39% para o segmento residencial; 1,45% para o comercial; 3,73% para postos de GNV e de 3,47% para as indústrias.