
“Nós vamos ter uma fábrica de aviões da Embraer na Índia fazendo aviões C-390 Millennium”, afirmou o vice-presidente da companhia, Márcio Monteiro
A Embraer emprega esforços para ampliar sua presença na Índia. A fabricante brasileira de aeronaves disputa um processo licitatório no país para a substituição da frota de aviões militares de transporte médio, que pode gerar um negócio de até 80 aviões, exigindo a produção local de aeronaves C-390 Millennium. Caso confirmada a vitória no certame, este seria não apenas um dos maiores negócios da história, mas também a porta de entrada definitiva para a empresa no mercado asiático, como destaca Márcio Monteiro, vice-presidente de marketing da unidade de defesa e segurança da Embraer.
“Nós vamos, basicamente, ter uma fábrica de aviões da Embraer na Índia fazendo aviões C-390 Millennium, que, na nossa opinião, oferece uma combinação imbatível entre produto e o que a gente vai transferir de tecnologia e fazer de conteúdo local na Índia. Nossa expectativa é que, tendo sucesso nessa empreitada, que a Índia seja um hub regional, ou seja, esses aviões vão atender não só o mercado da Índia como o da vizinhança na Ásia”, disse Monteiro, durante um evento com empresários indianos e brasileiros em Mumbai, capital financeira da Índia, na quinta-feira (7), conforme reportagem da Folha de S.Paulo.
Com mais de 55 anos, a Embraer é uma das líderes mundiais da indústria aeroespacial, com sede em São José dos Campos (SP). Na Índia, a Embraer conta com cerca de 50 aeronaves e 11 modelos diferentes em operação nos segmentos de aviação comercial, defesa e executiva.
Em maio deste ano, a Embraer inaugurou uma subsidiária em Nova Delhi, capital da Índia. O objetivo da empresa é buscar novos clientes interessados em comprar suas aeronaves e de receber novos fornecedores de peças.
O executivo afirma que ainda não há prazo para sair o resultado da licitação, o que pode levar alguns anos ainda. Mas se a Embraer ganhar, haverá a necessidade de a empresa abrir uma fábrica na Índia para montar os aviões e atender ao requisito de ter ao menos 50% de conteúdo local.
“Os processos, particularmente em defesa, levam um bom tempo. São compras governamentais, de valores elevados, de materiais estratégicos para a soberania nacional. Estamos nos adiantando e buscando construir essas relações de maneira que tudo esteja estabelecido no momento em que a gente conseguir vencer essa licitação. Assim esperamos e para isso temos que trabalhar. De nossa parte, buscamos estar prontos, presentes, e responder rápido às questões que surgirem”, completa Monteiro.
O cargueiro militar tático KC-390 é um projeto desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). No Brasil a aeronave é usada desde 2019, mesmo ano em que sua designação foi alterada para C-390 Millennium. O avião dispõe de equipamento de reabastecimento aéreo e opera em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
A aeronave também tem a capacidade de transportar mais carga útil (26 toneladas), voar mais rápido e por longas distâncias do que outras aeronaves de transporte militar de médio porte. Assim, o cargueiro é eficiente em missões como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias.
“A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria”, ressalta a Embraer.
ACORDOS ESTRATÉGICOS COM PARCEIROS LITUANOS
A Embraer divulgou nesta sexta-feira (8) que assinou hoje vários Memorandos de Entendimento, “com parceiros-chave lituanos, marcando um passo significativo em direção à cooperação de longo prazo em aeroespaço, defesa e inovação”, afirma e empresa em nota.
“Essas parcerias refletem o compromisso da Embraer em fomentar a inovação e fortalecer as capacidades industriais e de defesa globais por meio da cooperação estratégica. O crescente ecossistema aeroespacial e a expertise tecnológica da Lituânia a tornam um ambiente ideal para a visão de longo prazo da Embraer na Europa”, afirma o vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança, Fabio Caparica.
Ao todo, foram firmados oito acordos assinados com instituições e empresas lituanas, incluindo a Universidade de Tecnologia de Kaunas (KTU), a Universidade Técnica Gediminas de Vilnius (Vilnius Tech), Aktyvus Photonics, J&C Aero, Nordic Aircraft Systems, Brolis Defence, DAT e o Instituto Báltico de Tecnologia Avançada (BPTI).
Os memorandos de entendimento abrangem: manutenção, reparo e revisão (MRO, em inglês); engenharia e inovação; desenvolvimento tecnológico; e gestão da cadeia de suprimentos.
Conforme a gestão da Embraer, ainda, as assinaturas dos memorandos de entendimento seguem a decisão da Lituânia de selecionar, em junho de 2025, a aeronave de transporte militar de última geração C-390 Millennium da Embraer, com o fim de aprimorar suas capacidades de defesa e interoperabilidade.