“É um primeiro sinal de justiça tributária que se faz nesse país. Eu estou convencido de que a Câmara vai aprovar. Estou convencido de que o Senado vai aprovar”, afirmou o presidente
Representantes de entidades e sindicatos se reuniram nesta quarta-feira (01) com o presidente Lula em apoio ao projeto que isenta quem ganha até R$ 5 mil, que está em votação no plenário da Câmara dos Deputados. A proposta beneficia 15 milhões de brasileiros. Os integrantes do movimento vieram a Brasília acompanhar a tramitação do Projeto de Lei enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.
Lula agradeceu a mobilização dos movimentos sociais em torno da pauta da justiça fiscal e tributária e elogiou a postura dos movimentos sociais. “Eu acho que não é apenas o sonho de conquistar uma coisa a mais para o povo trabalhador, mas é fazer com que a conquista seja resultado da participação da população, para ela saber o que está em jogo”, comentou o presidente.
O presidente afirmou estar otimista com a tramitação do Projeto de Lei no Congresso Nacional. “É um primeiro sinal de justiça tributária que se faz nesse país. Eu estou convencido de que a Câmara vai aprovar. Estou convencido de que o Senado vai aprovar”, afirmou. A proposta do governo é neutra do ponto de vista fiscal já que prevê a compensação da renúncia através da tarifação em até 10% para os chamados super-ricos e bilionários, que recebem mais de R$ 600 mil por ano, um público estimado em 140 mil pessoas e que pagam muito menos imposto do que deviam.
“Eu estou convencido que vocês encontraram um outro jeito de fazer novas lutas aqui nesse país. É muito importante que a gente coloque o povo para participar das coisas que é preciso conquistar. Esse plebiscito, simbolicamente, é muito importante. É um processo de conscientização, sobretudo em uma época política em que a democracia está correndo risco, em que o extremismo conservador tem crescido em várias partes do mundo, em que o negacionismo tem criado corpo no mundo inteiro, em que as pessoas querem desvalorizar o multilateralismo”, concluiu o presidente.
Segundo o coordenador da Comissão do Plebiscito Popular, Igor Felippe, a mobilização da sociedade civil já acumula mais de 1,5 milhão de assinaturas. “Aqui, presidente Lula, está o conjunto das forças populares, do movimento sindical, do movimento estudantil, do movimento popular, das organizações da igreja, das entidades da sociedade civil, da juventude”, listou Igor Felippe. O plebiscito segue aberto até 12 de outubro.