“O prêmio Nobel não é moral, mas político. Para quem está lá na Europa, a Venezuela pode ser uma questão menor. Para nós no Brasil, é vital”, disse o assessor presidencial ao comentar o prêmio dado à fascista María Corina Machado
O ex-chanceler e atual assessor especial de Lula, Celso Amorim, disse que espera que o Nobel da Paz concedido à líder golpista da Venezuela, María Corina Machado, não “facilite uma intervenção estrangeira”.
Celso Amorim comentou que “só o tempo dirá” o resultado da premiação. “Se, após esse prêmio, os navios de guerra forem retirados, foi bom. Espero que ele não leve a atitudes mais radicais, nem facilite uma intervenção estrangeira”.
“O prêmio Nobel não é moral, mas político. Para quem está lá na Europa, a Venezuela pode ser uma questão menor. Para nós no Brasil, é vital”, continuou o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais.
Em sua primeira declaração após o anúncio do Nobel da Paz, María Corina agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “por seu apoio decisivo à nossa causa”.
Donald Trump está realizando um cerco militar à Venezuela e usando as redes sociais para divulgar vídeos de barcos venezuelanos sendo abatidos. Em sua primeira gestão, Trump reconheceu o autodeclarado presidente Juan Guaidó como “legítimo” representante da Venezuela.
María Corina se posicionou ao lado dessas movimentações.
A nova Nobel da Paz também declarou apoio ao governo de Israel no genocídio contra a população palestina, assim como à colonização da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.