‘Não podemos permitir a volta da extrema direita em 2026’, afirma Lula

Presidente discursa na abertura da solenidade (Foto: Reprodução - PCdoB)

No 16º Congresso do PCdoB, o presidente destacou a influência da legenda como essencial para garantir a democracia e derrotar o fascismo nas eleições de 2026


Na noite desta quinta-feira (16), o presidente Lula (PT) encerrou com seu discurso o ato de abertura do 16º Congresso do PCdoB, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Ao se pronunciar, Lula afirmou: “Nós não temos o direito de permitir que a extrema direita volte a sonhar a governar esse país”.

Ao lado disso, ele condicionou eventual candidatura em 2026 ao estado de saúde, e disse: “Possivelmente serei candidato à Presidência outra vez — se eu estiver com saúde.”

Presidente do PCdoB, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (Foto: Reprodução)

Para Lula, não basta disputar; é preciso vencer: “Se eu for candidato, é para ganhar essas eleições.”

Mais ainda, ele estimulou atenção ao estilo de comunicação política: “O nosso desafio não é agradar a nós mesmos. O nosso desafio é convencer os outros que ainda não estão conosco.”

16º CONGRESSO DO PCdoB

Até domingo (19), o 16º Congresso do PCdoB vai definir a participação da legenda nos embates políticos da atualidade e os rumos do partido.

Até domingo (19), a sigla estará realizando seu congresso (Foto: Reprodução)

Aproximadamente 600 delegados de todo o país participam de debates políticos, aprovação de documentos e, na plenária final, a eleição da nova direção nacional — inclusive da presidência da sigla, hoje ocupada por Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações.

AUTOCRÍTICA

Lula fez uma observação crítica ao campo progressista: “Muitas vezes a gente joga a culpa nos outros, mas não pensa se errou, o que deixou de fazer ou de dizer”. E destacou a importância do papel do PCdoB, como partido combativo, nas eleições de 2026 para reafirmar a democracia contra o fascismo.

Também questionou como foi possível figuras de extrema direita alcançarem poder em democracias recentes. “Como é que se explica uma figura politicamente grotesca como [Jair] Bolsonaro [PL] virar presidente da República?”.

Ele evocou momentos da integração latino-americana, e citou lideranças como Hugo Chávez, na Venezuela, e Evo Morales, na Bolívia, e lamentou o esvaziamento de iniciativas regionais como a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), criada em 2003 e esvaziada em 2019, com a vitória de Bolsonaro.

PAPEL SOCIAL

Por fim, reforçou que a democracia foi, em muitos casos, derrotada por não cumprir papel social.

“Não tem democracia sem comida na mesa, sem salário, sem liberdade, sem universidade e sem direitos humanos. A democracia foi derrotada porque deixou de cumprir aquilo que era a razão da sua existência.”

PCdoB E FUTURO ELEITORAL

O PCdoB ocupa posição estratégica na coalizão de esquerda: além de histórico parceiro do PT, o protagonismo da legenda reside na base militante, no aparato organizativo e no canal de articulação ideológica.

Ao realizar congresso com tanta força, o partido reafirma seu papel como elo de sustentação para o bloco progressista.

A eleição de nova direção — com Luciana Santos possivelmente reconduzida – terá impacto simbólico e prático na forma como o partido se engajará nas eleições de 2026, na formação de alianças ou no desenho de candidaturas.

O plenário e a Mesa no primeiro dia do evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (Foto: Marco Campanella – HP)

Mais amplamente, o discurso de Lula no evento sinalizou o sentido mais amplo da esquerda brasileira: convoca autocrítica, diálogo com novos públicos, reafirmação de identidade progressista e unidade para enfrentar adversários de direita.

Ele reforça que não basta agir isoladamente — é necessário somar forças para disputar poder e influenciar o Congresso, o Executivo e o debate público no próximo ciclo eleitoral.

Assista a íntegra da solenidade de abertura do 16º Congresso:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *