O presidente Lula disse que o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, “devia ter dançado” e “provado a culinária do Pará” para perceber “que Berlim não oferece 10% do que oferece Belém”.
A cidade está recebendo a COP-30, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas.
Lula respondeu ao comentário feito pelo ministro alemão de que os membros de sua comitiva “ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”.
“Ele [Merz], na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Ele, na verdade, devia ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% do que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, disse Lula em evento na terça-feira (18).
Friedrich Merz esteve em Belém para a reunião da Cúpula de Líderes da COP, antes da realização do evento da ONU.
Ao congresso alemão, ele falou que “nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), disse que a fala de Merz foi “infeliz, arrogante e preconceituosa”.
“A fala dele não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade. Por onde a gente anda, muita gente encantada com Belém, com suas belezas naturais, com sua gastronomia, com sua história”, continuou.











