Deputado bolsonarista deixa o país, proibido de viajar. Tira licença até 12 de dezembro com o processo à beira da execução das penas
O ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Informação) e deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi localizado pelo portal PlatôBR em condomínio de alto padrão em North Miami (EUA), para onde viajou com a família. Está foragido desde setembro.
Condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo da tentativa de golpe de Estado, o deputado está fora do Brasil no momento em que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, prepara-se para determinar o início do cumprimento das penas dos réus do “núcleo 1”, que liderou a trama golpista.

Na semana passada, a Primeira Turma negou, por unanimidade, os recursos dos condenados. Aguarda, agora, os chamados “segundos recursos”.
Depois disso, o processo terá “trânsito em julgado”, e Moraes poderá determinar a prisão deles, inclusive de Ramagem, que está foragido, já que não podia deixar o País.
LICENÇA ESTRATÉGICA ATÉ 12 DE DEZEMBRO
Ramagem está oficialmente afastado da Câmara dos Deputados desde setembro, quando pediu licença de 30 dias para tratamento de saúde.
Esses golpistas estão sempre em “tratamento de saúde”; estão sempre com a “saúde frágil”.
O afastamento foi renovado em 13 de outubro e segue válido até 12 de dezembro, período que coincide com a fase final da tramitação dos recursos no STF.
Na manhã em que foi encontrado pela reportagem, nesta quarta-feira (19), o deputado foi visto ao lado da mulher, Rebeca Ramagem, vestindo roupas esportivas e caminhando em direção à academia do condomínio de luxo.
VIDA CONFORTÁVEL NO SOLÉ MIA
O condomínio Solé Mia, onde Ramagem está hospedado, abriga 2 prédios de 17 andares, com varandas amplas viradas para a costa. O local oferece:
• Piscina artificial gigante, do tamanho de 2 campos de futebol;
• “Laguna” de água cristalina, com caiaque e stand up paddle; e
• Quadras esportivas, trilhas, estúdio de yoga e spa.
O aluguel de apartamento simples chega a R$ 2 mil por dia. A região é nova, em expansão, e reúne famílias ricas latino-americanas, entre essas inúmeras brasileiras.
PASSAPORTES RETIDOS
Durante a ação penal, Moraes determinou que todos os réus — Ramagem incluído — entregassem os respectivos passaportes. Há, até o momento, dúvidas sobre a fuga dele do País.
Até agora não há registro público de que esses documentos tenham sido devolvidos. O ministro foi questionado pela imprensa sobre se o deputado tinha autorização para deixar o Brasil, mas não respondeu.
A coluna do PlatôBR tentou contato telefônico com Ramagem, sem sucesso.
PSOL PEDE PRISÃO IMEDIATA
Após a divulgação das imagens em Miami, a bancada do PSol do Rio, na Câmara dos Deputados, pediu, nesta quinta-feira, ao STF a prisão de Ramagem.
Segundo os deputados Henrique Vieira (RJ), Glauber Braga (RJ), Chico Alencar (RJ), Tarcísio Motta (RJ) e Talíria Petrone (RJ), “tudo indica que o deputado fugiu do Brasil”.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.
A aparente fuga ocorre no momento em que o STF encerra a análise dos recursos e se aproxima de mandar executar as penas, inclusive a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o líder da trama golpista.
DEFESA SILENCIA
A defesa de Alexandre Ramagem informou que não vai se manifestar sobre a permanência do deputado nos Estados Unidos ou sobre o pedido de prisão feito pelos deputados federais do PSol.










