Enquanto governador desmonta a CPTM, população de São Paulo fica refém do caos
Por conta de uma falha elétrica iniciada às 10h de terça-feira (25), a Linha 11-Coral da CPTM registrou mais de 24 horas de pane, que continua afetando a circulação dos trens nesta quarta-feira (26) e provocando plataformas lotadas e transtornos aos passageiros no horário de pico.
Segundo a companhia, os trens operam com velocidade reduzida e intervalos maiores. A CPTM informou que o problema foi causado por um enroscamento do pantógrafo, equipamento que capta energia da rede aérea, em uma composição na região de Corinthians-Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
O gerente-geral da Companhia, Iran Figueiredo Leão, havia dito que a previsão era de que o problema fosse resolvido até às 9h. Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, ele afirmou que todos os esforços estavam sendo concentrados para recuperar a normalidade, e citou ainda que alguns técnicos estavam há 24 horas no local.
De acordo com Leão, foram 1 km de extensão da linha afetados pelo pantógrafo. “É uma ocorrência raríssima e totalmente fora dos padrões”, acrescentou.
“Nós temos que investigar por que isso aconteceu. Um trabalho que merece mais investigação para que não volte a acontecer, essa vai ser nossa concentração em seguida”, declarou.
Os trens estão operando com velocidade reduzida e lotavam plataformas desde as primeiras horas do dia. Segundo a CPTM, os intervalos médios nos trechos entre Palmeiras-Barra-Funda e Tatuapé, e Estudantes e Corinthians-Itaquera eram de 8 minutos. Já no trecho entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera de 16 minutos.
Passageiros, no entanto, citavam tempos maiores do que os mencionados pela CPTM. “8 minutos ou 80 minutos? São incompetentes até para comunicar mais uma falha dentre muitas, tem PAESE em Guaianases? Só tem passageiros de Itaquera até Tatuapé?”, escreveu um deles nas redes sociais.
Devido ao ocorrido, o sistema Paese foi acionado. Desde às 5h30 de hoje, tem sido uma opção para as pessoas que precisam se deslocar entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. “Os passageiros também podem optar pela Linha 12-Safira da CPTM, além dos ônibus e da Linha 3-Vermelha do Metrô”, acrescentou a companhia.
PRIVATIZAÇÃO
A Linha 11-Coral foi concedida à iniciativa privada no início deste ano pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O contrato com a empresa Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações, foi assinado no último mês de maio.
Neste momento, a concessão está em fase pré-operacional, com duração de 12 meses, em que a Trivia Trens acompanha a operação da CPTM, fazendo treinamentos dos funcionários que assumirão a operação dessa linha e também das linhas 12 e 13 da CPTM.
A responsabilidade das linhas que a Trivia arrematou ainda é da CPTM nesse período, mas a nova concessionária deve assumir a operação em 2026, onde terá um outro período de 12 meses de operação da empresa acompanhada pela CPTM, até que o repasse da administração seja completamente concluído, segundo o governo de São Paulo











