Três engenheiros oriundos do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) se inspiraram num experimento soviético e criaram uma startup. Apoiados pela FINEP, eles desenvolveram um veículo de efeito solo (que voa sobre as águas) para o transporte amazônico
Uma empresa localizada em São José dos Campos, em São Paulo, criada em 2020 por três jovens engenheiros brasileiros, está revolucionando a concepção de logística de transporte na região amazônica. Nascida por inspiração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Aeroriver, uma startup de engenharia, criou uma embarcação de efeito solo, que navega a uma altura de dois metros da água e atinge uma velocidade de 150 km/h.

DO ITA PARA A AMAZÔNIA
Três engenheiros nascidos na Amazônia, Lucas Guimarães Souza, Felipe Araújo Bortolete e Túlio Silva, resolveram unir seus conhecimentos para tentar ajudar a resolver problemas de sua região. Felipe, mestre em engenharia aeronáutica do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), contou que junto com os amigos tentou entender quais eram os principais problemas da Amazônia e como os seus conhecimentos poderiam ajudar a resolvê-los.

Eles concluíram que o principal problema da região amazônica era a logística de transporte. A Amazônia é uma região gigantesca, com muitas florestas e rios e que não conta com estradas suficientes para garantir uma boa logística de transporte.
As viagens são feitas por barco e são lentas. Só para se ter uma ideia, de Manaus a Parentins são 10 horas de lancha. O veículo criado por eles fará a mesma viagem em apenas 3 horas. Tanto passageiros como cargas e atividades da área de saúde e salvamento poderão se beneficiar desta nova tecnologia. A embarcação terá capacidade para dez passageiros e dois tripulantes.
EFEITO AERODINÂMICO
Eles acharam que poderiam oferecer uma alternativa de transporte mais eficiente para a região. Daí surgiu a ideia dos engenheiros de criar a empresa Aeroriver e o “barco voador”, usando as vantagens do efeito aerodinâmico chamado efeito solo, que eleva a velocidade do veículo.
Esta iniciativa dos brasileiros mostra que, quando a tecnologia está a serviço da solução de problemas econômicos e sociais do país, ela se torna um bem de valor inestimável para o conjunto da sociedade. O apoio governamental a esse tipo de iniciativa é decisivo para que o país se desenvolva de forma mais acelerada e a inovação traga benefícios concretos para a sociedade.

APOIO DA FINEP
Os engenheiros receberam o apoio financeiro da FINEP, órgão de fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e subvenção econômica da Suframa, da Amazônia. Com este apoio, eles deram início ao projeto que visa nada mais do que, segundo Lucas Guimarães, tornar a Aeroriver uma das maiores empresas de “efeito solo” do mundo.
Lucas explica que o veículo de efeito solo não é um hidroavião ou um avião anfíbio. É um tipo de aeronave/embarcação que voa muito perto da superfície (água ou terra), aproveitando um fenômeno aerodinâmico chamado efeito solo, que reduz o arrasto e aumenta a sustentação, tornando-o 40% mais eficiente em velocidade e consumo de combustível do que se ele estivesse voando mais alto.
INSPIRAÇÃO NO ECRANOPLANO

O projeto criado por eles se inspirou num veículo muito maior, o Ecranoplano, uma embarcação inventada pelo engenheiro naval soviético Alexeev Rostislav Evgenievich nos anos 50. Eles detectaram que as suas principais características era o que eles necessitavam para resolver o problema da logística de transporte na Amazônia. Em 2024 o projeto recebeu investimentos do governo para acelerar o desenvolvimento da ideia dos pesquisadores.

POUSO E DECOLAGEM NA ÁGUA
Os engenheiros explicaram também que o Volitan – nome do veículo – é um tipo de veículo que tem mais facilidade em obter a regulamentação para poder trafegar. Isso porque, além de voar em baixa altitude, ele faz pouso e decolagem na água. Portanto a regulamentação é de uma embarcação e não de uma aeronave. Além disso, por decolar e pousar na água, não há necessidade de trem de pouso. “Ele possui um casco normal para navegação”, explica Felipe.

Os três engenheiros já se conheciam desde os tempos de cursos de engenharia, dois deles do ITA, e já participavam de projetos de P&D. Felipe conta que conheceu Lucas durante o curso e participavam de um mesmo projeto de Aerodesign, o objetivo desse projeto era construir um avião para competir numa disputa nacional que ocorria anualmente em São José dos Campos. Hoje eles realizam um sonho de criar uma tecnologia disrruptiva para o transporte na região amazônica.












Respostas de 24
no meu entender acho que o estado de São Paulo, precisa urgentemente de um governador de São Paulo que entenda e administre o estado mais importante da federação em seus problemas mais originais possíveis e não um aventureiro com propósito claro de agradar um chefe presidiário que esta se isolando no dia a dia e está atirando pra todo lado pra se safar dos atos que praticou…lamentável que o povo aprove uma aberração dessas nas as pessoas de bem tem o dever de proteger nosso estado contra esses maus políticos infiltrados no estado de São Paulo…fica a dica eleições São pra isso ou crescimento ou fracasso no dia a dia…o que vai ser São Paulo, acorda e se manifeste
Aposto um olho, que seu candidato é da esquerda e atualmente ocupa um cargo de ministro no atual desgoverno petista. Será aquele mesmo da ciclovia milionária??? ou será aquele da cartilha gay??? não sei…
Parece que você vai perder um olho. Não sabemos qual deles. Até porque a matéria não tem nada a ver com isso.
Explique o que você entende sobre um governo de esquerda. Por exemplo:
1) É um governo na qual a Bolsa bate recorde?
2) É um governo em que o desemprego é o menor da história?
3) É um governo cujo presidente se relaciona com todos os chefes de estado de todos os países?
4) É um país em que cidadãos a beira da miséria são ajudados?
1 . A bolsa já batia recordes no governo Bolsonaro, inclusive na pandemia
2 numa pandemia o governo anterior gerou e impediu demissões com auxílio Brasil
3 seu presidente se relaciona com ditadores e faz de conta que se relaciona com presidentes de países onde a democracia é plena
4 no governo anterior o auxílio foi aumentando , lembrando ele governou no cais da pandemia , e entregou as contas no azul , as estatais davam lucro , os correios foi salvo , como é que tá agora ?
Haja bolsonarismo! Na Covid, durante o governo anterior, morreram 700 mil pessoas – 700 mil brasileiros. Mas isso não lhe parece relevante. Pelo contrário, você acha que a situação era uma maravilha, um verdadeiro paraíso. Resta saber por que Bolsonaro foi derrotado na eleição. Só resta repetir, como o poeta, no terceiro canto do Inferno: “Lasciate ogne speranza, voi ch’intrate”.
Se for olhar para este lado não fica nem um político, porque se corrompem bem antes de ser eleitos
Nem um?! E o que eles ganham, se corrompendo “bem antes de ser eleitos”?
concordo plenamente que São Paulo merecia alguém que pelo menos morasse em São Paulo seja de direita ou de esquerda. não alguém que pousa em São Paulo para se candidatar, depois de vender tudo ele vai embora e os paulista que se virem
Imagina Tarcísio presidente! Desgraça generalizada!
Brilhante ideia para um projeto que pode revolucionar o transporte fluvial não só na Amazônia.
Esse é um tipo de desenvolvimento que carece de investimento sério do governo federal para possibilitar a indústria nacional e a sustentabilidade nacional sem depender da exploração das multinacionais e bancos que pouco agregam ao país! #AcordaBrasil
como a segurança do estado contribui para o aumento do feminilidade? Diz ai. Eu digo como. coloque um policial junto de cada casal.
pelo que sei você pode criticar se o culpado nao for preso, nao e o caso.
Sugestão, façam uma reportagem pedindo punição exemplar, por exemplo de 30a até o final. Que tal criticar o congresso? Que tal criticar político omisso sobre o tema?
Menos emoção pessoal.
“aumento da feminilidade”??? O que isso tem a ver com a matéria e com o seu tema????
o problema e que lo desequilíbrio estar no país. com ladrões e genocida nos poderes do país. são Paulo e igual o rio Bahia ceará manaus.o crime tá dominando o país. as gangs
TRM RESPALDO EM BRASÍLIA. LA ELES SOLTAM TIDOS CRIMINOSOS. E UMA VERGONHA.
parabéns 👏👏 isso mostra que. os brasileiros tem criatividade e inteligência suficiente para resolver os nossos problemas. sem politicagem.
Estes engenheiros amazonenses que trilharam pelo ITA, foram alunos de Engenharia Mecânica da UEA e tiveram a base no projeto URUTAU. Eles estão de parabéns porque inovar neste país é preciso ter muita garra para vencer.
Os partidos de esquerda temem o Tarcísio de Freitas e, por isso, já começaram a gastar boa verba para alguns falarem mal do Tarcísio. Digo-lhes que de nada vai adiantar, porque Tarcísio de Freitas é trabalhador competente, honesto e não vinculado a qualquer safadeza ou patifaria quanto à maioria dos concorrentes.
Mas o que isso tem a ver com a matéria? Gostamos de saber que o Tarcísio “é trabalhador competente, honesto e não vinculado a qualquer safadeza ou patifaria quanto à maioria dos concorrentes”. Deve ser uma reencarnação do próprio Abraham Lincoln.
a ideia do “barco voador” é boa apesar de não ser inédita.apesar dos aportes de apoio para o desenvolvimento no momento não passa de um brinquedo. resta saber quanto custaria construir isso de fato. teria viabilidade? uma vez que os custos são muito maiores que uma embarcação normal transportando apenas 10 passageiros e 2 tripulantes? seria seguro navegar a 150km/h em rios estreitos e sinuosos? sem saber o que encontrar na próxima curva? espero que tenham sucesso nesse projeto mas…… e espero que não seja mais uma ” startup” da moda tentando jogar a tarrafa na bolsa. pois já tivemos “fazendas reunidas boi gordo.” ” fazendas avestruz master” temos ainda a indústria automotiva digital. ” lecar” enfim.e preciso ficar esperto!!
Quem gosta de ser governado pelos ladroes está sempre defendendo a honestidade deles.
É fácil entender isso, quando se vive no mesmo meio não se identifica o que é certo. Por isso, surgem mais ladroes
O que isso tem a ver com a invenção de um transporte para a Amazônia?
Finep todo ano investe em projetos de pesquisa e desenvolvimento, quer seja governo ou desgoverno esta é um verba destinada para este propósito. O Brasil não aguenta mais esse desgoverno federal que assola o povo com mais e mais impostos, quebra empresas estatais pela má gestão e desvios de recursos, vejam caso dos Correios que não tem concorrentes e mesmo assim está falido…. sendo que nos governos Temer e Bolsonaro a empresa bateu recorde de lucros. O mesmo ocorreu em diversas outras estatais que estão a míngua… PF não tem verba pra comprar papel para confecção de passaportes, se o povo não tirar essa corja do governo ano que vem, o país abrirá falência…se houverem eleições limpas e transparentes é claro que eles sairão de todos cargos que hoje ocupam.
Os Correios não têm “concorrentes”? Então, o que são o Mercado Livre, a Magalu, etc., etc., etc.? Você pode criticar o governo por permitir essa concorrência desleal (por exemplo, nas importações da China), mas jamais dizer que os Correios não têm “concorrentes”, e concorrentes monopolistas, porque isso não é verdade. Quanto à Finep, veja só o orçamento da época do Bolsonaro e o orçamento atual. É evidente que não é a mesma coisa – houve uma gigantesca liberação de recursos, no governo atual, sobretudo em função do aumento no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do qual a Finep é a Secretaria-Executiva. O resto do seu comentário – e, talvez, não apenas o resto – é bolsonarismo (mal) enrustido.