“Juros altos sufocam o Brasil”, por Adilson Araújo

Foto: CTB

Publicamos, a seguir, artigo de Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), publicado no portal da CTB-RJ.

Juros altos sufocam o Brasil: a luta por juros baixos é a chave para a retomada

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) tem um posicionamento firme e inegociável: a redução dos juros no país é a chave para uma economia viva e pulsante. Não se trata apenas de números e índices; é uma pauta que se traduz diretamente em melhorias concretas para a classe trabalhadora e todo o povo brasileiro, significando geração de emprego, aumento de renda e mais dignidade para as famílias.

O Comitê de Política Monetária (Copom), em suas reuniões que ocorrem a cada 45 dias para redefinir a taxa Selic, tem mantido o índice em patamares inaceitavelmente elevados. Nos três últimos encontros – julho, setembro e novembro – a decisão foi de manter a taxa em 15% ao ano. E os comunicados recentes dão indícios de que essa manutenção deve se repetir na reunião desta semana.

O principal argumento defendido pela autoridade monetária para justificar a Selic elevada é o controle da inflação. No entanto, esse uso da taxa básica de juros é cada vez mais questionado. Os registros dos últimos anos mostram que o aumento de preços de bens e serviços tem se mantido sob controle. Além disso, os movimentos inflacionários que temos sentido no Brasil, como a alta nos preços de alimentos e energia, estão muito mais relacionados a questões sazonais, como problemas ambientais ou geopolíticos. Sobre estes fatores, a elevação dos juros tem pouca ou nenhuma influência efetiva.

Manter a taxa Selic em 15% ao ano é uma escolha que asfixia a produção, encarece o crédito, inibe o investimento e, no fim das contas, penaliza o crescimento, o emprego e, sobretudo, a vida da classe trabalhadora.

Juntos na luta: ato contra os juros altos

Nós da CTB nos juntamos às demais centrais sindicais e fomos às ruas, no último dia 9, mesmo debaixo de chuva, para protestar contra as avaliações do Copom e sua teimosia em manter os juros altos. Esta não é uma luta isolada; esta é uma pauta que interessa a todos os trabalhadores e, por isso, a CTB acredita que deve ser mobilizada nacionalmente.

Juros mais baixos significam mais dignidade, mais desenvolvimento e mais oportunidade para o Brasil.

Por isso, o chamado é para unirmos nossas forças e vozes!

É hora de lutar por um Brasil com menos juros e mais oportunidades! A nossa mobilização é a ferramenta para mudarmos essa realidade.

Adilson Araújo, presidente da CTB

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *