Universidade Católica de PE presta homenagem à ministra Luciana Santos

Fotos: Diego Galba/MCTI

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (18), no campus da universidade pernambucana

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) prestou nesta quinta-feira (18) uma homenagem à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com a entrega da mais alta distinção concedida pela instituição.

Ao lado de nomes como Dom Helder Câmara e da economista Tânia Barcelar, a titular do MCTI, que também é pernambucana, estado no qual já foi vice-governadora, deputada federal e prefeita de Olinda, é a mais nova Doutora Honoris Causa da UNICAP. A sessão solene de outorga ocorreu no Auditório Pe. José de Anchieta (G1), no campus da universidade, no Recife.

“Recebo este título com humildade, mas também com um forte senso de responsabilidade. Porque ele vem de uma universidade que há 82 anos constrói conhecimento, forma consciências e mantém vivo o compromisso com a transformação social”, agradeceu a ministra Luciana Santos.

O evento foi presidido pelo reitor da Unicap, professor Pedro Rubens Ferreira Oliveira, que, em sua manifestação, fez o reconhecimento da trajetória pública da ministra, “marcada pelo compromisso com o fortalecimento da ciência, da tecnologia, da inovação e da educação como pilares do desenvolvimento nacional”.

Acrescentou o reitor: “Luciana abraçou tanto o poder executivo como o legislativo e é primeira mulher ministra do Estado nesta pasta tão estratégica, para nós e para o Brasil, sobretudo numa fase de reconstrução e união tão difícil como urgente”.

Durante a leitura discurso pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unicap, Valdenice José Raimundo, a docente comparou a trajetória da ministra Luciana Santos com uma árvore imponente, símbolo de força e ancestralidade africana.

“Como Baobá, sua trajetória foi de raízes profundas, fincadas na democracia, na educação pública, na defesa da ciência e na convicção de que o Estado tem papel insubstituível na promoção do desenvolvimento. Seu tronco é a experiência política e institucional, forjada no diálogo, na gestão pública e nas instituições das diferenças. Sua copa se abre para o futuro, oferecendo sombra, abrigo e possibilidades”, assinalou.

A ministra, demonstrando emoção, ressaltou a alegria de receber o título de uma instituição a qual a mesma tem uma ligação afetiva.

“Meu pai, Milton Santos, foi professor, coordenador do curso de Engenharia Civil nesta Universidade e diretor do Colégio Nóbrega. Foi aqui que ele deixou parte importante de sua trajetória acadêmica e humana. Um homem simples, carismático, profundamente comprometido com a justiça social e com a educação como ferramenta de emancipação. Devo a ele a base dos valores que me impulsionam: a coragem para enfrentar desafios, o compromisso com o coletivo e a convicção de que é possível fazer política com alegria, firmeza e esperança”, enfatizou Luciana.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados à sociedade e por contribuições significativas ao conhecimento, à cultura e às políticas públicas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *