Entre os oito pontos para fortalecer a liderança do papel do Partido Comunista da China está fortalecer o espírito partidário e a disciplina com referência no povo
O Birô Político do Partido Comunista da China (PCCh) destacou na sua última reunião do ano, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) a necessidade de esforços para implementar a decisão de oito pontos sobre a melhoria da conduta, priorizando particularmente o reforço marxista-leninista à crítica e à autocrítica das lideranças.
O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, abordou questões-chave como assumir a liderança no fortalecimento da liderança política, reforçar o espírito partidário, considerar o povo, o Partido, a lei e a disciplina com reverência, e assumir a responsabilidade no trabalho e na autogovernança partidária. Na sua avaliação, a reunião foi frutífera pois contribuiu para potencializar a coesão e a capacidade do Birô Político para dar resposta às necessidades que o momento exige.
Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, assinalou Xi Jinping, foram feitos progressos partidários notáveis na correção de quatro estilos de trabalho “indesejáveis” – formalidade inútil, burocratismo, hedonismo e extravagância. Ele também acredita que a campanha educacional lançada ao longo do ano para implementar a decisão dos oito pontos obteve resultados concretos.
Xi conclamou aos membros do Birô Político que desempenhem um papel exemplar para todo o Partido no fortalecimento da consciência partidária e na melhoria da conduta partidária. Segundo ele, os altos funcionários devem ser empresas marxistas, dedicar-se à causa do socialismo com características chinesas e ter um desempenho digno.
Para consolidar estes pontos, sublinhou Xi, é preciso que os altos funcionários permaneçam profundamente engajados e comprometidos com o povo, ajam com senso de responsabilidade e tenham coragem para se encarregar de tarefas difíceis e assumir pesadas responsabilidades dentro de suas funções.











