“É difícil qualquer negócio lidar com a taxa de juros de 15% ao ano”
O presidente da MRV Engenharia, Eduardo Fischer, afirma que “a taxa de juros no atual patamar é coisa de maluco”. “É difícil qualquer negócio lidar com a taxa de juros de 15% ao ano”, critica o empresário.
“O cara vai tomar crédito hoje e toma a 17%, 18%… É muito ruim, especialmente olhando para a nossa indústria”, comentou Fischer, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.
O empresário explica que o programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal ajudou a empresa a superar as altas taxas de juros. O programa habitacional retomado pelo governo Lula impulsionou a receita operacional em 17,6%, além de estimular uma alta de 35,5% no lucro bruto da construtora.
Entre janeiro e setembro deste ano, a MRV lançou mais de 31 mil unidades residenciais, sendo 97% destas enquadradas no Minha Casa, Minha Vida.
“Nós estamos bem protegidos. A baixa renda usa recursos do Fundo de Garantia (FGTS) e esses recursos têm um regramento independente da Selic”, ressaltou. “Ainda assim, olhando para empresas que trabalham com algum grau de alavancagem, a taxa de juros alta é ruim. Sempre que ela cai é bom para a gente”.











