“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, adverte o presidente
O presidente Lula afirmou em nota na rede social, na manhã deste sábado (3), que o ataque à Venezuela e o seqüestro do presidente do país “representam uma afronta gravíssima à soberania” venezuelana.
Lula adverte que a agressão de Trump contra um país soberano “abre um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”.
“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, escreve Lula.
Na madrugada deste sábado (3), os EUA bombardearam Caracas e demais cidades venezuelanas.
O governo venezuelano alertou que o objetivo dos ataques “não é outro senão o de se apoderar dos recursos estratégicos da Venezuela, particularmente seu petróleo e minerais, em uma tentativa de romper à força a independência política do país”.
“A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”, afirma Lula.
Leia a nota de Lula:
Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.
Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo.
A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões.
A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz.
A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação.












Uma resposta
Absurdo!!! quantos inocentes cidadãos comuns sem defesas de suas vidas morreram por conta desse insano GENOCIDA que assume deliberadamente ser a reencarnação do Neo Nazismo no mundo da extrema direita travestindo se do maior CARRASCO da história decadente da humanidade, agora por outros e sucessivos atos criminosos e impunes como outrora recentemente no Caribe e América Latina e se personificando Donald Trump a reencarnação do maior criminoso genocida ( ADOLF HITLER ) como carrasco NEO FASCISTA DO SÉCULO XXI esse canalha tem que ser julgado no tribunal de HAIA URGENTEMENTE ANTES QUE ESTE ACABE COM AS SOBERANIAS E RIQUEZAS DOS PAÍSES COMPONENTE DA AMÉRICA DO SUL E AMÉRICA LATINA .