Em suas redes sociais, deputados federais condenaram o ataque criminoso dos Estados Unidos contra o povo da Venezuela.
Na madrugada de sábado (3), os EUA lançaram ataques na capital venezuelana, Caracas, e sequestraram o presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores.
O deputado do PCdoB, Orlando Silva, classificou como “absurda e ilegal” a invasão do território e o sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo EUA. “Trump rasga o direito internacional para roubar petróleo e impor regimes na América Latina. Repúdio à invasão! Tire as patas da Venezuela!”.
“Os Estados Unidos não são o dono do mundo”, afirma a deputada pelo PCdoB, Jandira Feghali.
“Esse ataque à Venezuela é um ataque ao nosso continente, um continente que quer paz”. “É um absurdo o sequestro de um presidente da República e isso é um ataque à soberania, à violação do direito internacional e nós não podemos aceitar”. “Eles têm a ganância, só querem o lucro, querem a ocupação da riqueza natural, do petróleo”, denuncia a deputada.
Já o deputado federal e líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, disse que “a bancada do PT na Câmara dos Deputados repudia com veemência os ataques dos Estados Unidos à Venezuela sob ordens de Donald Trump”, escreveu o parlamentar, ao destacar também que “o respeito à independência, à autodeterminação dos povos e à não-intervenção são preceitos básicos de soberania de todas as nações”.
Na mesma linha, o deputado Rogério Correia (PT), afirmou que “ação imperialista pode levar a conflitos generalizados pelo mundo”. “É mais um capítulo da política imperialista que exporta guerra e violência. A América do Sul não pode se calar diante dessa violação do direito internacional”.
A deputada Fernanda Melchionna (PSOL) disse que “os Estados Unidos estão promovendo uma agressão militar sem precedentes contra a Venezuela”. “Trata-se de uma violação aberta de todos os tratados internacionais, um ataque imperialista à América Latina cujo objetivo é se apropriar do petróleo venezuelano, colocando em risco a vida da população civil e a soberania de um país inteiro”, condenou.
Erika Hilton, do PSOL, também prestou solidariedade ao povo venezuelano afirmando que “em nome do lucro do setor petrolífero dos EUA, Trump decidiu invadir, atacar e desestabilizar outro país”. “Nenhum problema estrutural que aflige o povo venezuelano será resolvido assim”.
A deputada Duda Salabert (PDT), escreve que “Trump [presidente dos EUA] anuncia ataque militar à Venezuela e diz que Nicolás Maduro foi capturado e levado para fora do país junto com sua esposa”.











