O governo realizou uma reunião emergencial com ministros e auxiliares, sob a coordenação do presidente Lula, para avaliar a situação da Venezuela sob ataque dos Estados Unidos.
Da reunião virtual e presencial, participaram o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Defesa, José Múcio, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ao final da reunião, a embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Itamaraty, e o ministro José Múcio deram uma entrevista coletiva, informando que o presidente Lula reiterou sua crítica aos EUA feita na sua postagem publicada na manhã de hoje.
Na postagem, Lula afirmou que “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.
No texto, Lula adverte que a agressão de Trump contra um país soberano, como a Venezuela, “abre um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”.
Questionada pelos repórteres, a embaixadora Maria Laura disse que a comunidade brasileira na Venezuela está protegida e sem notícias de vítimas entre eles devido aos bombardeios.
“A comunidade brasileira está tranquila e nenhuma ocorrência até o momento. Os turistas que lá estão estão conseguindo sair normalmente. Normalidade total com relação à comunidade brasileira”, disse a ministra interina das Relações Exteriores. O ministro Mauro Vieira participou de forma virtual.
O ministro José Múcio ponderou que a fronteira do Brasil com a Venezuela está tranqüila. “Esta tudo sob controle”, declarou Múcio, observando que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2.300 mil em Roraima.
“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.
“Teremos outra reunião no final do dia”, informou a embaixadora Maria Laura. A reunião está marcada para acontecer às 17h com a presença de Lula.
(Com informações da Agência Gov)
Comunicado lido na entrevista pela embaixadora Maria Laura:
Presidente da República coordenou reunião na manhã de hoje, 3 de janeiro, sobre os recentes acontecimentos na Venezuela. Participaram da reunião o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Defesa, o Ministro-Chefe da Casa Civil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na ocasião, o Presidente da República reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã de hoje.
O Ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela, que seguirá sendo monitorada, e que está em contato com o Governador de Roraima.
O Ministro das Relações Exteriores relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou não haver até o momento notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques. O Ministro das Relações Exteriores informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna.
Nova reunião está prevista para o final da tarde de hoje para atualização da situação.











