Trump debocha da Venezuela declarando-se seu ‘presidente interino’

Trump agride a soberania venezuelana. (Timothy-A.-Clary-AFP)

Donald Trump compartilhou imagem no Truth Social mostrando um artigo falso da Wikipédia que o rotula como “presidente interino da Venezuela” a partir de janeiro de 2026.

A publicação ocorreu uma semana depois do ataque militar dos EUA contra o território venezuelano no sábado (3), que culminou com o sequestro do presidente Maduro e da sua esposa, Cilia Flores, transferidos em seguida para Nova Iorque.

Na segunda-feira(12) o ocupante da Casa Branca declarou que ele próprio seria a figura central na governança do país latino-americano, enquanto um grupo de autoridades americanas o auxiliaria na supervisão da situação em Caracas.

O ditador Trump também especificou que a equipe inclui o Secretário de Estado Marco Rubio; o Secretário da Guerra Pete Hegseth; o Chefe de Gabinete Adjunto da Casa Branca Stephen Miller; e o Vice-Presidente J.D. Vance.

Os EUA lançaram um ataque criminoso contra o território venezuelano, afetando Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira. A operação culminou com o sequestro de Maduro e sua esposa, que foram trasnferidos para prisão – na verdade um cativeiro de vítima de sequestro – em Nova York.

Caracas denunciou as ações de Washington como uma “agressão militar muito grave” e alertou que o objetivo dos ataques “não é outro senão o de se apoderar dos recursos estratégicos da Venezuela, em especial seu petróleo e minerais, numa tentativa de quebrar à força a independência política do país’.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *