Malafaia agride e a chama de “linguaruda”, tentando abafar o caso. Após isso, ela divulga a relação das igrejas e dos pastores envolvidos no esquema. Senadora se queixa de pressões para esconder o assunto
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que a CPMI do INSS tem revelado a ligação de “grandes igrejas” evangélicas com o esquema de roubo de aposentados e foi atacada pelo pastor Silas Malafaia, que a chamou de “linguaruda”.
“Desafiada” pelo pastor, Damares publicou os requerimentos aprovados pela CPMI contra igrejas e lideranças, em especial André Valadão, presidente da Igreja Batista Lagoinha. Ela é ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A senadora revelou sofrer pressão para não investigar lideranças evangélicas, mas ressaltou que todos os requerimentos foram apresentados com base em “indícios concretos” de envolvimento com o esquema criminoso, como relatórios da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
Segundo ela, tentam atrapalhar as investigações “o tempo todo”. “Vou falar algo que me machuca muito. Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes'”.
“Essa CPMI do INSS está chegando em lugares que a gente jamais imaginava. Grandes igrejas do Brasil estão sendo apontadas. Isso me machuca muito”, disse em entrevista.
Silas Malafaia publicou um vídeo chamando Damares de “leviana linguaruda” por não ter citado, na entrevista, os nomes dos envolvidos.
“Se já não bastasse satanás e os ímpios que nos odeiam para nos caluniar, vem alguém dita evangélica para uma denúncia dessa gravidade sem dar nomes. A senhora não aprendeu com Jesus?”, gritou o pastor na gravação.
“Se a senhora não mostrar com provas e os nomes, a senhora não é digna nem de ser evangélica”, continuou.
Damares Alves publicou em suas redes sociais uma lista com os pedidos de quebra de sigilo de igrejas e pessoas físicas.
Entre as igrejas aparecem a Adoração Church, a Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo, o Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch) e a Igreja Evangélica Campo de Anatote.
Os líderes César Bellucci do Nascimento, Péricles Albino Gonçalves, André Fernandes e Fabiano Zettel, que foi preso quarta-feira (14) por envolvimento com a fraude do Banco Master, tiveram requerimentos para depoimentos na CPMI. O nome de Malafaia não apareceu. Por enquanto. A reação dele é suspeita.
André Valadão foi alvo de requerimentos para quebra de sigilos. Ele é fundador da fintech Clava Forte Bank, por conta da qual é investigado na CPMI do INSS.
Sua rede de televisão, a Rede Super, tinha Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e responsável por uma fraude de R$ 12,2 bilhões, como apresentador de um programa de música gospel.
A própria Rede Super, de acordo com a revista Piauí, recebeu doações de Henrique Vorcaro, pai do banqueiro golpista, para funcionar.
André Valadão também tem ligação com Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios, empresa suspeita de participar do esquema de roubo de aposentados e pensionistas. Em depoimento, Felipe Gomes não respondeu se mantinha valores na Clava Forte Bank.
Natália Vorcaro, filha de Henrique e irmã de Daniel, é pastora da Lagoinha Belvedere, um bairro de ricos em Belo Horizonte.
O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI do INSS, afirmou que comissão vai estender em dois meses o prazo para entrega do relatório final por conta do avanço e das diferentes frentes de investigação que foram abertas.











