“O Agente Secreto” recebe quatro indicações ao Oscar

Foto: Divulgação

Filme dirigido por Kleber Mendonça Filho disputará as categorias: Melhor Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Ator com Wagner Moura. É a 1ª vez que um ator brasileiro disputa a categoria

Nesta quinta-feira (22), foram anunciados os indicados ao Oscar 2026 e o Brasil obteve cinco indicações. O filme ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações no total: melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor escalação de elenco e melhor ator, com Wagner Moura.


Wagner Moura se tornou o primeiro ator brasileiro indicado ao Oscar. Ele já tinha feito história ao vencer o Globo de Ouro de melhor ator de drama.

A quinta indicação brasileira foi para o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que foi indicado por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”.

O diretor Kleber Mendonça Filho, de O Agente Secreto, fez o primeiro post celebrando as quatro indicações de seu filme ao Oscar no Instagram. A foto mostra amigos e familiares reunidos assistindo ao anúncio oficial da Academia: ‘Bom ter amigos por perto em momentos tão bons como esse”, escreveu Kleber.


O Agente Secreto igualou ao recorde de Cidade de Deus no Oscar. Os dois filmes receberam quatro indicações. No Oscar 2004, Cidade de Deus concorreu em melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia, mas não venceu nenhum prêmio.

O presidente Lula usou a rede social para publicar homenagens a todas as indicações do Brasil no Oscar. “O Brasil tem o molho”, comemorou.

“O cinema brasileiro está entre os grandes do mundo. ‘O Agente Secreto’ concorre ao Oscar de Melhor Filme entre outras nove produções. Estar entre os melhores do mundo já é uma vitória da nossa cultura, do nosso talento e da nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras”, escreveu o presidente.

“A indicação de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar de Melhor Filme Internacional é motivo de celebração para todo o país. Parabenizo o diretor Kleber Mendonca Filho e todo o elenco, que levaram a criatividade, a sensibilidade e a força da nossa história para o mundo”, disse o presidente. “Quando a cultura brasileira é valorizada, o Brasil volta a ser protagonista no cenário internacional”, escreveu.

“O Agente Secreto” igualou o recorde de “Cidade de Deus”. O filme de Fernando Meirelles era a obra brasileira com mais indicações ao prêmio. Em 2004, “Cidade de Deus” concorreu em quatro categorias: melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição.

“Beijo da Mulher Aranha” (1985) também concorreu em quatro categorias. O filme dirigido por Héctor Babenco é uma coprodução com os Estados Unidos e foi indicado a melhor filme, melhor direção, melhor ator principal e melhor roteiro adaptado.

O FILME

Protagonizado por Wagner Moura, o filme acompanha a história de Marcelo, um professor universitário que retorna para sua Recife de origem sob disfarce com o intuito de pegar o filho e recomeçar em outro lugar. O ano é 1977, em plena ditadura militar, e o estado de espírito opressor paira sobre o Brasil, abrindo brechas para criminosos agirem em nome de interesses próprios sob a escolta do Estado. Nessa atmosfera misteriosa e de segredos ocultos, Marcelo encontra na capital pernambucana outras pessoas de passado oculto, que se abrigam em um prédio administrado por dona Sebastiana (Tânia Maria). Nessa trajetória, diversas histórias se desenrolam em paralelo com a do protagonista, algumas trágicas, outras cômicas, algumas até surreais, mas todas embaladas pelo colorido do país em plena semana do Carnaval.

A 98ª edição do Oscar será realizada no dia 15 de março, com apresentação do comediante Conan O’Brien.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *