Para Claudio Cajado (PP-BA), acabar com a 6×1 é dar “dignidade ao trabalhador”

Deputado Claudio Cajado (PP-BA). (Foto: Renato Araújo - Câmara dos Deputados)

O deputado Claudio Cajado (PP-BA) afirmou que é “consensual” na Câmara dos Deputados o fim da escala 6×1, conforme propõe o governo Lula.

“Vai votar, é consensual acabar com a 6×1”, disse o parlamentar.

O governo federal deve apresentar depois do carnaval um projeto de lei, com regime de urgência, sobre o fim da escala 6×1 e para reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 horas para 40 horas semanais.

A escala 6×1 é aquela na qual se trabalha por seis dias para ter somente um dia de descanso.

Em mensagem enviada ao Congresso, o presidente Lula disse que “nosso próximo desafio é o fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução de salário”.

Para ele, “o tempo é um dos bens mais precisos para o ser humano. Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda a semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente e curtir a família”.

Na segunda-feira (9), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) uma proposta sobre o fim da escala 6×1.

“Não tenho dúvidas que a escala 6×1, vindo a ser discutida e diminuída essa jornada de trabalho, nós vamos dar um passo firme na dignidade do trabalhador”, apontou. Propostas que tratam do mesmo tema serão juntadas, informou Motta.

Os temas do fim da escala 6×1 e da redução da jornada de trabalho ganharam força nas redes sociais entre 2023 e 2024, por meio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Um abaixo-assinado conta com cerca de 3 milhões de assinaturas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *