As entidades estudantis UMES-SP, UGES e UBES lamentaram a morte de Márcio Cabreira, histórica liderança que faleceu no último dia 10 de fevereiro. Segundo os estudantes, Márcio “dedicou anos fundamentais da sua vida à construção do trabalho secundarista”.
“Um dos homens imprescindíveis, Márcio teve um papel de destaque na formação de inúmeros jovens da cidade de São Paulo, onde atuou apoiando o trabalho da União dos Estudantes Secundaristas de São Paulo”, destacou nota da UMES.
Márcio dedicou anos fundamentais da sua vida à construção do trabalho secundarista. Sempre com dedicação máxima à luta dos estudantes brasileiros. Foi presidente da
Segundo a UMES, ao longo de sua vida, Márcio “se destacou por sua capacidade de liderança nas mais importantes lutas brasileiras, em especial nos anos resistência ao neoliberalismo”.
“Os estudantes de São Paulo saúdam a vida e celebram a memória de Márcio Cabreira. O exemplo de determinação e coragem de Márcio se fará valer às próximas gerações de militantes da UMES”.
COMPROMISSO COM NOSSO POVO
Também em nota, a União Gaúcha dos Estudantes (UGES) afirmou que Márcio deixa “uma marca permanente na história do movimento estudantil gaúcho”.
Ele foi presidente da entidade entre 1989 e 1992. “Desde muito jovem, Márcio construiu sua trajetória no movimento estudantil e político, integrando o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) e dedicando sua vida à organização coletiva, à participação popular e à defesa dos direitos do povo. Sua caminhada foi marcada pelo compromisso com os gaúchos e com o povo brasileiro como um todo, sempre acreditando na força da juventude organizada como sujeito de transformação social”, ressaltou a diretoria da UGES.
“À frente da UGES, contribuiu para fortalecer a entidade e reafirmar um ensinamento que seguimos hoje, mais do que nunca: a importância da organização, da unidade e do compromisso permanente com as lutas dos estudantes e do povo”, destaca a entidade.
COMPROMISSO COM A LUTA
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) destacou que “Marcio Cabreira construiu sua trajetória no movimento estudantil com compromisso e organização”.
No último período, se dedicou a fortalecer o PCdoB, reafirmando que a militância estudantil é também escola de quadros, de formação política e de compromisso com o Brasil.
“A história do movimento estudantil é feita por quem não abandona a luta apenas amplia seus espaços de atuação”.
“Seguirá presente em nossos corações e trincheiras de luta”, pontou.











