A vida e as contribuições do dirigente Márcio Cabreira para as lutas dos povos é destacada pelo Partido Comunista Colombiano e pela Unão Patriótica que enviou ao PCdoB e familiares nota de pesar e reconhecimento.
“O Partido Comunista Colombiano e a União Patriótica lamentam profundamente o falecimento do camarada Márcio Cabreira, dirigente del Partido Comunista do Brasil (PCdoB)” diz a nota, que destaca o “militante internacionalista, solidário com as lutas do povo colombiano e comprometido con a paz, a justiça social e a defesa dos povos frente ao imperialismo”.
“Desde a Colômbia enviamos um abraço fraterno às e aos camaradas do PCdoB e a sua família”, finaliza a nota que segue reproduzida na íntegra.
O PARTIDO COMUNISTA COLOMBIANO E A UNIÃO PATRIÓTICA LAMENTAM O FALECIMENTO DO CAMARADA MÁRCIO CABREIRA, DIRIGENTE DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PCDOB
O Partido Comunista Colombiano – PCC – e a União Patriótica – UP, integrantes do Pacto Histórico da Colômbia, recebem com profundo pesar a notícia do falecimento do querido camarada, amigo e dirigente nacional do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, Márcio Cabreira.
Márcio, desde as terras brasileiras, foi um camarada que expressou, em reiteradas oportunidades, sua solidariedade com as lutas do povo colombiano, com uma firmeza e compromisso inquebrantáveis. Muitos companheiros e companheiras, integrantes de uma geração combativa de militantes das forças democráticas e revolucionárias do nosso país, o recordamos por sua capacidade política e suas iniciativas para organizar e trabalhar incansavelmente pela paz e a justiça social.
Igualmente, compartilhamos juntos diversas atividades em campanhas internacionalistas, de solidariedade a Cuba e outros países atacados por transitar caminhos de esperança e dignidade, nos quais Márcio demonstrou seu compromisso com as batalhas contra o imperialismo, assim como sua elevada convicção revolucionária.
Desde a Colômbia, enviamos nosso abraço aos camaradas do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, a sua esposa e filhas, também militantes e companheiras das jornadas em defesa da vida e dos direitos dos nossos povos.
Camarada Márcio Cabreira, Até sempre!!!
Camarada Márcio Cabreira, Presente! Presente! Presente!
Bogotá, 10 de fevereiro de 2026
Tradução Hora do Povo











