“Coisa de cinema”: Vai-Vai conta história dos Estúdios Vera Cruz e da luta operária no ABC

Foto: Reprodução/Vai-Vai

A maior campeã e uma das mais tradicionais do país, a Escola de Samba Vai-Vai tem como enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heróico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, homenagem aos estúdios de cinema Vera Cruz, à cidade e às pessoas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A escola da Bela Vista é a sexta a desfilar na sexta-feira (13), primeira noite de desfiles do Grupo Especial de São Paulo. Em 2025, o Vai-Vai ficou em 9º lugar.

“De um lado a industrialização, o avanço da sociedade; de outro, esses trabalhadores veem seus sonhos regredir à medida que o progresso avança. Nasce assim a luta por justiça e igualdade social. Um povo aguerrido que não se intimida e encontra a cidade que os acolhe e impulsiona. Cidade de construção e ternura”, diz o texto divulgado nas redes sociais da agremiação.

Os estúdios Vera Cruz, palco de muitas histórias genuinamente brasileiras, é interlocutor desta ficção, que passa pela industrialização e a miscigenação de povos. Encontra a constatação da desigualdade e das injustiças sociais, fazendo, assim, despertar neste povo um espírito aguerrido, consciência dos seus direitos e da sua longa jornada para que estes sejam respeitados. 

Mais do que exaltar o povo de São Bernardo, a vedete da Pauliceia, farol de esperança, progresso e humanidade, o enredo é uma celebração do povo brasileiro, que não foge à luta, com consciência, alegria e samba.

SAMBA

“A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”

Compositores: Vagner Almeida e Danni Almeida, com Marcinho Z.Sul, Anderson Bueno, Thiago de Xangô, Mário Lúcio, Luciano Bicudo, João 10, Xavier, Cris Viana e Tião

Se liga na cena, coisa de cinema
Meu pavilhão está em cartaz
Levanta a bandeira, nação alvinegra,
é o povo à luta, Vai-Vai

Na tela, os sonhos ganham luz,
Revela, na câmera, ação
À “vera”, a saga de um povo vencedor,
heroico pescador na imensidão
“Nobres” imigrantes aportaram nesse chão,
a simplicidade mostra força interior.
Alegre, valente, arretado,
Assim construíram legado
No trabalho, o progresso da nação

Quem trabalha tem alma e coração,
não é ferro, nem máquina, da exploração
Faz valer o suor, não leve a mal,
se desacreditar, vai parar geral.

Desenvolver… crescer com justiça, afinal,
O operário tem valor
Junto ao movimento social
Respeito ao direito da massa,
cidade que a todos abraça
E passa um filme, em preto e branco, pra emocionar
Vedete! No apogeu… um lindo sonho,
Brilha a estrela principal
na “Bela Vista” desse carnaval.

FICHA TÉCNICA

VAI-VAI

Fundação: 01/01/1930

Cores oficiais: ⚫⚪️ preto e branco

Presidente: Clarício Gonçalves

Carnavalesco: Comissão de Carnaval (Gerson Anveris, Gleuson Pinheiro, Marcus Tibechrani e Tatiana Gregório)

Mestre de Bateria: Mestre Tadeu e Mestre Beto

Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Pedro e Mirelly

Direção de Carnaval: Comissão de Carnaval

Direção de Harmonia: Paulo Mello

Intérprete: Luiz Felipe

Coreógrafo da Comissão de Frente: Priscila Paciência e Diogo Santos

Colocação em 2025: 9º lugar – grupo Especial

Enredo 2025: “O xamã devorado y a deglutição bacante de quem ousou sonhar desordem”

Ordem de desfile em 2025: 6ª escola a desfilar na sexta-feira (13) pelo grupo Especial

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *