O PT afirmou que Renato Rabelo “dedicou a vida à luta revolucionária e à construção de um projeto nacional comprometido com a soberania, a democracia e o socialismo”. Renato Rabelo faleceu no domingo (15), aos 83 anos.
O partido destacou que Renato Rabelo, enquanto presidente do PCdoB, “foi articulador respeitado no campo democrático e figura central na construção de amplas frentes políticas”.
Ele também foi figura central “na consolidação da linha partidária que fortaleceu a aliança com Luiz Inácio Lula da Silva e teve peso decisivo na vitória eleitoral de 2002”.
Leia a nota do Partido dos Trabalhadores na íntegra:
“O Partido dos Trabalhadores manifesta pesar pelo falecimento de Renato Rabelo, dirigente histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aos 83 anos.
Renato Rabelo dedicou a vida à luta revolucionária e à construção de um projeto nacional comprometido com a soberania, a democracia e o socialismo. Presidente do PCdoB entre 2001 e 2015, foi articulador respeitado no campo democrático e figura central na construção de amplas frentes políticas, atuando ao lado de João Amazonas na consolidação da linha partidária que fortaleceu a aliança com Luiz Inácio Lula da Silva e teve peso decisivo na vitória eleitoral de 2002.
O legado político e intelectual de Renato Rabelo seguirá inspirando as lutas do povo brasileiro por justiça social”.











