O governador de São Paulo, Márcio França (PSB) nomeou o ex-governador Alberto Goldman (PSDB) como membro titular do Conselho Estadual de Educação. A indicação tem validade de três anos e foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (27).
Os membros do conselho costumam discutir medidas que padronizam ações em instituições de ensino no estado e auxiliam nas decisões e projetos desenvolvidos pela pasta através de pareceres, indicações e deliberações. O cargo não tem remuneração, segundo a Secretaria Estadual de Educação.
Ex-vice-governador de São Paulo, Goldman é um critico de João Dória, eleito governador do estado para a próxima gestão. Para ele, Dória “foi péssimo prefeito, não fez gestão coisa nenhuma”. “Você pode ter divergências políticas e administrativas, mas caráter não”, disse Goldman em entrevista à Rádio Jovem Pan durante o período eleitoral.
À época, Dória foi acusado por tucanos de trair a candidatura do seu padrinho político, Geraldo Alckmin (PSDB), à Presidência da República, em prol de Bolsonaro. (v. https://horadopovo.org.br/apos-trair-alckmin-doria-ataca-fundadores-do-psdb/)
Ainda na campanha eleitoral, Doria articulou a expulsão de Alberto Goldman do PSDB e realizou uma manobra, junto ao diretório municipal do partido (controlado por ele) para isolar o ex-vice-governador. Em nota, o diretório nacional tucano condenou a atitude. “A decisão é arbitrária e inócua”, diz a nota da direção nacional do PSDB. (v. https://horadopovo.org.br/doria-depois-de-trair-alckmin-quer-expulsar-goldman-por-nao-segui-lo/)
Segundo Goldman, sua presença no cargo não deve trazer conflitos com Doria. “O conselho é um órgão independente de estado, não de governo. Ele ultrapassa o governo. O governo é passageiro, essa questão é mais profunda”, afirmou.
Leia mais: