Procedimento atende pedido do Ministério Público Federal (MPF)
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar Paulo Guedes, futuro ministro da Economia de Bolsonaro, por fraudes na gestão de um fundo de investimentos que contou com aportes de fundos de pensão de empresas estatais.
O procedimento aberto pelo MPF apura irregularidades apontadas em documentos da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), analisados no âmbito da Operação Greenfield – que investiga desvios de recursos dos fundos de pensão.
O documento da Previc apontou “relevantes indícios de que, entre os meses de fevereiro de 2009 e junho de 2013, diretores/gestores dos fundos de pensão Funcef, Petros, Previ, Postalis (todas alvos da Operação Greenfield), Infaprev, Banesprev e Fipecq e da sociedade por ações BNDESPar possam ter se consorciado com o empresário Paulo Roberto Nunes Guedes (…), controlador do Grupo HSM Brasil, a fim de cometerem crimes de gestão fraudulenta ou temerária de instituições financeiras equiparadas e emissão e negociação de títulos mobiliários sem lastros ou garantias, relacionados a investimentos no FIP BR Educacional”.
A PF vai apurar se Guedes cometeu os crimes de gestão fraudulenta ou temerária ao captar, por meio do fundo de investimentos controlado por ele, recursos dos fundos de previdência complementar dos empregados de empresas públicas, como Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Banco do Brasil e Correios. Também será averiguada a hipótese de emissão e negociação de títulos sem lastros ou garantias suficientes.
Em seis anos, Guedes captou R$ 1 bilhão de fundos de pensão geridos por apadrinhados do PT e do PMDB. Conforme os documentos da Previc, a BR Educacional Gestora de Ativos, de Guedes, lançou em 2009 dois fundos de investimento que receberam aportes das entidades de previdência. O inquérito recém-instaurado mira um deles. Trata-se do Fundo de Investimento em Participações (FIP) BR Educacional, que obteve R$ 400 milhões entre 2009 e 2013 para projetos educacionais.
Questionado, Bolsonaro disse simplesmente que desconhece o assunto. “Investigação do Paulo Guedes desconheço”, disse. E conhecendo o problema, não disse que medida iria tomar. Na verdade, ele fez comentários aliviando a denúncia contra seu ministro da Economia.
Leia Mais:
A PF vai apurar se Guedes cometeu os crimes de gestão fraudulenta ou temerária em fundo de investimento? Os rendimentos são manipulados ou controlados pelos gestores
Os rendimentos são manipulados, dificulta a investigação. por que temos 1/3 do PIB investido no Exterior?