O líder do PCdoB na Câmara Federal, deputado Orlando Silva, avaliou como “muito boa” a reunião ocorrida na noite de terça-feira (8) com os líderes do PSB e PDT, Tadeu Alencar e André Figueiredo, respectivamente. O encontro, segundo o parlamentar, teve como objetivo fazer uma avaliação inicial do quadro político, os primeiros dias do governo Bolsonaro e projetar as ações na disputa do comando da Câmara dos Deputados.
De acordo com Orlando, a reunião buscou a construção de “um caminho comum para o comando da Câmara”. Para Orlando, “será fundamental o funcionamento democrático da Casa”. “Garantir esse funcionamento democrático permitirá que nós possamos cumprir nosso papel de oposição a Bolsonaro”, avaliou o líder do PCdoB. Ficou acertado para breve uma reunião das bancadas dos três partidos.
Em seu Twitter, o parlamentar observou que “o governo Bolsonaro é tão despreparado, erra tanto e de forma tão diversificada, que às vezes fica até difícil criticar enquanto é tempo”. “Para cada ideia é uma volta atrás. A última foi a dos livros didáticos, que tiveram que recuar em horas. Poderia ser comédia, mas é tragédia”, concluiu Orlando Silva.