As três pessoas mais ricas dos Estados Unidos – Bill Gates, Jeff Bezos e Warren Buffett – têm uma riqueza total que supera as economias dos 160 milhões mais pobres da América, revela um novo relatório, o Billionaire Bonanza 2017, compilado pelo Instituto de Estudos Políticos.
Os três bilionários detêm uma fortuna combinada de US $ 248,5 bilhões, o que ultrapassa o patrimônio líquido combinado de cerca de 160 milhões de americanos – a metade mais pobre dos EUA -, ou 53 milhões de famílias americanas.
“Tanto dinheiro concentrado em tão poucas mãos, enquanto muitas pessoas mal sobrevivem não é apenas uma economia ruim, é uma crise moral”, denunciou Josh Hoxie, co-autor do relatório. As 400 pessoas mais ricas dos EUA têm uma riqueza combinada de US $ 2,68 trilhões, o que é mais que o produto interno bruto (PIB) do Reino Unido, França ou Índia.
“Nossos 400 mais ricos agora têm mais riqueza combinada do que os 64% da população dos EUA”, o que corresponde a 80 milhões de famílias ou 204 milhões de pessoas, ressalta o estudo. “Isso é mais pessoas do que a população do Canadá e do México combinadas”.
“A desigualdade de riqueza está em ascensão. Agora é o momento de ações que reduzam a desigualdade, e não cortes de impostos para os muito ricos”, alertou Chuck Collins, outro co-autor. Se depender do corte de impostos proposto pelo presidente Trump, o fosso irá aumentar: 80% do “alívio” de impostos beneficiariam somente o 1% mais rico das famílias.