José Aedo, de 94 anos, e Blanca Sáez, de 86, são as mais novas vítimas da política de privatização da Previdência Social chilena, imposta pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) durante a ditadura do general Pinochet na década de 80 e mantida pelos governos que o seguiram. À medida que os anos passam, o valor das pensões e aposentadorias vai sendo reduzido, o que se reflete no número recorde de suicídios.
Foi exatamente o que ocorreu com José e Blanca. Sem conseguir sustentar os gastos crescentes, após 62 anos juntos, decidiram recorrer a um gesto extremo e se tirar a vida. Foi em sua própria casa, em El Bosque, ao sul de Santiago, no início de fevereiro.
Na carta de despedida aos quatro filhos e sete netos, deixaram explícito que “estavam cansados de viver e depender da família”. Para deixar de ser um peso, José disparou em Blanca – que se encontrava doente e acumulando muitos gastos – e logo depois se suicidou com um tiro.
“São 62 anos de matrimônio, que viveram juntos e felizes. É uma história de amor onde nunca os vimos brigar ou tratar-se mal”, lamentou a neta que encontrou os corpos. “Todas as pessoas ficaram impactadas pela morte de ambos, porque foi inesperado, nem podíamos imaginar. Era um casal de tantos anos, com filhos e netos já adultos”, lamentou uma vizinha.
Conforme o Estudo Estatísticas Vitais, do Ministério de Saúde e do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entre 2010 e 2015, 936 adultos maiores de 70 anos tiraram sua própria vida no período. O levantamento aponta que os maiores de 80 anos apresentam as maiores taxas de suicídio – 17,7 por cada 100 mil habitantes – seguido pelos segmentos de 70 a 79 anos, com uma taxa de 15,4, contra uma taxa média nacional de 10,2. Segundo o Centro de Estudos de Velhice e Envelhecimento, são índices mórbidos, que crescem ano e ano, e refletem a “mais alta taxa de suicídios da América Latina”.
Uma das autoras da pesquisa ministerial, Ana Paula Vieira, acadêmica de Gerontologia da Universidade Católica e presidenta da Fundação Míranos, avalia que muitos dos casos visam simplesmente acabar com o sofrimento causado, “por não encontrar os recursos para lidar com o que está passando em sua vida”.
“O que nós percebemos, depois de anos de funcionamento, é que o sistema de pensões das AFP baixa toda a qualidade de vida na velhice”, afirma a economista chilena Claudia Sanheuza, diretora do Centro de Economia e Políticas Sociais da Universidade Mayor.
MULTINACIONAIS
Atualmente, das seis AFPs que atuam no Chile, cinco são controladas por empresas financeiras multinacionais: Principal Financial Group (EUA); Prudential Financial (EUA); MetLife (EUA); BTG Pactual (Brasil) e Grupo Sura (Colômbia), que administram fundos de 10 milhões de filiados. São recursos aplicados no mercado de capitais especulativos, nas bolsas de Londres e Frankfurt, para serem repassados sob a forma de empréstimos usurários aos próprios trabalhadores.
Na avaliação do representante do movimento No + AFP, Mario Villanueva, o sistema chileno de Previdência privada foi feito para injetar capitais no sistema financeiro e é o “coração do modelo neoliberal instaurado na ditadura”. Para se ter uma ideia, alertou, os recursos geridos pelas AFP já somam US$ 220 bilhões, equivalente a mais de 80% do PIB chileno.
Para garantir os lucros abusivos de meia dúzia de mega-usurários, o resultado perverso deste mecanismo de arrocho é escancarado pelos próprios dados oficiais: 79% dos pensionistas chilenos recebem menos que um salário mínimo.
A dura realidade dos fatos enterrou o discurso publicitário das AFP que propagandeava – com o apoio da grande mídia chilena – que os trabalhadores se aposentariam recebendo entre 70% a 100% dos últimos salários. Obviamente não foi o que ocorreu. Hoje, a média das pensões é de míseros 33% para homens e 25% para mulheres, segundo dados da Fundación Sol, que estuda o tema.
LEONARDO SEVERO
Por que ao invés do suicídio, não atentaram contra os financistas e seus símbolos?
Porque eles estavam velhos – e, de qualquer forma, atentar contra os financistas não iria resolver o problema deles.
A pergunta é meio ingênua. Como ser um revolucionário aos 80 anos de idade ? A direita do Chile condenou à miséria e indignidade seus idosos, para enriquecer a elite de jovens.
Márcio, não diria que é questão de ser revolucionário, é questão de aproveitar que vai morrer e enviar uma mensagem pra pessoas com fome de poder: “um dia sua casa também cai”. Com um pouco de ódio e força de vontade dá pra fazer. Se eu estivesse velho, sozinho e no auge do desespero, de maneira que eu não enxergasse mais nenhuma alternativa pra minha vida, eu conseguiria explosivos (que não são a coisa mais difícil do mundo de conseguir nem de fabricar), amarraria no corpo e detonava quando chegasse perto de um politico ou CEO de instituição financeira responsável por esse tipo de desgraça econômica. Eu não me contentaria em ir pro inferno sozinho.
Isso aí. Morrer com dignidade!
Boa val ???
Concordo c o comentario .
Val, cuantos años de vida tienes?
Tómate in tiempo de lectura y reflexión. Te faltan ain comprender lo q es ser anciano.
Quando você tiver 86 ou 94 anos, se chegar até lá, poderá responder sua própria pergunta.
Porque quando a depressão chega tu acha que dá para raciocinar racionalmente?É isso que queremos na nossa velhice? Capitalizar para os bancos? Não .Não é.Vao ter que passar por cima de meu cadáver.Ainda, mais que vou poder ter uma arma.So que não vou usá-la em mim…..
Hay mucha gente que está en contra del sistema de las AFP, pero desgraciadamente no han podido lograr nada.
Sério mesmo que vocês estão incitando o terrorismo?
Terrorismo? Leitor, pelo amor de Deus! Não vai dizer que você acha que a propriedade dos ladrões do povo é inviolável? Se a lei não acha isso, nem a Justiça, porque seria obrigatório para o povo achar tal coisa?
Poucas pessoas, e principalmente idosos, não tem força à altura do poder dos que elaboram os projetos econômicos que resultam nessas maldades.
A sociedade que pensa diferente dos arquitetos e engenheiros que inventam e implementam essas maldades precisa estar organizada socialmente e politicamente para conseguir fazer uma oposição eficiente.
E é isso que falta em todas as sociedades onde os que tem poder não se preocupam com o bem estar de todos.
Os que tem poder, conhecem bem o modelo de desenvolvimento que transforma a maioria das pessoas em massa de manobra. Por exemplo, o trabalho e as condições de vida que transforma as pessoas em zumbis, a sociedade do espetáculo, a sociedade de consumo, o tráfico de drogas, o entretenimento, todos esses elementos fazem parte do dito modelo de desenvolvimento.
Poucas sociedades no mundo conseguiram alcançar um estágio de civilização onde os idosos não são levados ao suicídio por não suportarem a deriva em direção à miséria. Os países nórdicos estão entre esses países. Aqui na America do Sul, não há esperança à vista.
Atenção especial uma empresa que administra os planos privados, A Pactual onde o satânico Paulo Guedes tem participação.
É isso que o nosso presidente quer implantar aqui no Brasil! O kilo do feijão já está custando $10,00 aqui na minha cidade!! Vamos morrer de fome! Políticos miseráveis! Ladrões! Bandidos!!!???
Quem causou o suicidio deles foi a política do PT e de Temer e não a nova que nem em vigor está.
E que é apenas uma radicalização da anterior – com cópia descarada do famigerado “modelo chileno”. Mas a matéria não tem nada a ver com isso. É mesmo sobre o Chile. Haja vontade de colocar uma carapuça!
A matéria fala de idosos do Chile, seu coxinha, retardado mental. Vocês zumbis manipulados pela direita dão nojo. Tudo, tudo, tudo é ‘mas o pt’, ‘o Lula’….
Engraçado, não vi nada de PT nessa matéria.
Nem se trata do Brasil essa matéria, onde que foi culpa do Brasil?
Por favor, leia novamente a materia.
Quem escreve presidenta só
pode ser petista!!!
Não necessariamente. Mas o que isso tem a ver com o assunto? A chamada “capitalização” da Previdência é uma máquina de matar idosos ou não? Essa é a questão.
O suicídio foi no CHILE, aqui no Brasil somos protegidos pela legislação que não permite que se ganhe menos de um salário mínimo!!! (Pelo menos até agora)
fala isso para Bolsonaro, que quer pagar 400 conto.
Quer pagar 400 “conto” pra quem está ganhando 0 “conto”. E depois se continuarem dependendo desse assistência, vai pra um salário mínimo.
Não. Quer pagar R$ 400 “conto” para quem, pelas regras atuais, receberia um salário mínimo: idosos com 1/4 do salário mínimo de renda per capita familiar.
Foi no Chile, bolsominion. ????
Aconteceu no Chile… aqui no Brasil essa política que leva ao suicídio está começando agora…
Leia primeiro, antes de responder e vá se tratar otário…
PT? TEMER? NO CHILE? Se orienta. Tenha o trabalho de ler a notícia pelo menos.
A inteligência tem limites. A burrice não.
Mas vai estar e é pior
O casal se suicidou no Chile ! Mas os robozinhos que sofreram lavagem cerebral só conseguem responder colocando o PT na frente !
Que tal ler a matéria ? Que tal estudar um pouco de história ? Que tal colocar a memória para funcionar e se lembrar dos tempos que o PT esteve no poder!?
E tem mais TEMER assumiu graças a ignorância se vocês bolsominions e ex coxinhas !
Gente, que doença… A reposta é sempre a mesma: foi o PT. No Chile, criatura???
Rfv, você tem deficiência cerebral?
Pelo que postou, com certeza absoluta.
Nem teu nome aparece,vc quer que a gente acredite na suas palavras,me poupe!
Vc leu a matéria? O casal era chileno…
Os jovens de hoje, aqueles que amam seus pais, seus avós, seus familiares ,aqueles que sempre os ajudaram na sua infância e adolescência, devem se unir e mudar isso. Claro, de forma racional com sabedoria, para o bem estar de toda a sociedade como um todo.
a grande pergunta que tem de ser feita é: o que leva o modelo ao caos? uma vez que vc recebe o que vc investiu ao longo dos anos.. sob a perspectiva de rendimento que compatibilize a aposentadoria..
Nosso modelo é fadado ao caos.. pois arrecadamos hoje nao pra garantir a nossa aposentadoria futura, mas sim pra garantir a aposentadoria de alguem agora..
quando eu for me aposentar, talvez nem haja alguem pra me bancar, pois o sistema ja pode ter ruido.. e ai.. fiquei sem aposentadoria e sem meu $ arrecadado ao longo dos 35 anos..
O que leva o modelo ao caos é a Previdência ser roubada de inúmeras formas. Mesmo assim, o caos é falsificado (v. A fabricação do “déficit” da Previdência). Não nos parece que aumentar o roubo, como propõem Guedes e Bolsonaro, seja uma boa forma de “consertar” a Previdência.
A despertar,de una buena vez, a esa edad llegaremos todos………
Protejamos nuestro presente y nuestro futuro!!!!!!!!
DEIXE DE SER BURRO sr, RFV
Essa é a receita do capital internacional, aposentadoria miserável, com os grandes privilegiados de sempre intocáveis! Viva a desigualdade!
Sempre comento a mesma coisa. Com essa idade, não me suicido antes disso mato todos os canalhas que posso. Não teria nada a perder e morreria feliz de fazer justiça pelo menos para os que ficam.
Kkkkk. Faltou os petistas falarem que é culpa de Bolsonaro ainda. Tudo agora é. Na verdade é culpa de todos que aceitam os políticos se enriquecendo e sacrificando os pobres para resolver o problema da dívida do país que os próprios políticos fizeram.
Só por curiosidade. O que você achou de engraçado no suicídio de um casal de idosos reduzidos à fome pela privatização da Previdência?
Leia a matéria com atenção e verá o nome da BTG Pactual, da qual o nosso atual ministro da Fazenda era presidente. O intuito final é instituir o mesmo sistema de capitalização e ganhar muito dinheiro as custas da miséria do nosso povo.
Enquanto houver troca de poder cm a mesma mentalidade da máfia, nada muda.?
Tudo é culpa d outro partido n.Brasil!!!O Lula tá lá cumprindo pena e o aumento do feijão é culpa do Lula!!Pelo amor de Deus!!!Se o antigo governo “ferrou” c o país, segundo os da “direita”,a cara agora é concertar!!!Mas não,os cara tá ferrando mais ainda, e tem pessoas que acham que ele tá melhorando ou tentando melhorar o país!!!Pqp..
Rfv a vontade de falar mal d PT é tanta,q até a morte desse casal q nem brasileiro é e nem n Brasil foi o ocorrido,ainda sim a culpa é do Lula.. misericórdia
A situação atual do Chile com certeza será o futuro da previdência no Brasil, queremos todo dinheiro da previdência para ser usado na previdência e não pra cobrir rombos e sustentar privilegios
O problema do Brasil é corrupção sem limites e como sempre …
o povo paga a conta.
A matéria é sobre o Chile.
Em qual mundo esse povo vive!!!! Meu pai era aposentado e teve que continuar trabalhando para poder se sustentar. Minha mãe recebe a pensão como viúva e o dinheiro foi totalmente desvalorizado durante anos e se ela não vivesse comigo não conseguiria nem pagar os remédios, alimentação e moradia. Vocês que estão preocupados com o futuro paguem uma previdência privada, porque o INSS não dá para nada e nunca deu. Os idosos sempre foram esquecidos. Deixem de ser hipócritas!!!!
E você acha isso bom?
Não vejo problema em trabalhar 40 anos. Eu assinei a ctps com 12 anos trabalho a 47 anos e não sou aposentado pela mania de dar importância ao recolhimento do inss. Se começar a trabalhar com 25 , com 65 estará aposentado com 40 anos de serviço. O que nao pode continuar é pessoas aposetando com 40 , 45, 50 anos de idade. Conheço pessoas que entre aposentadoria e pensão somaram 40 anos, o marido morre e a mulher fica recebendo.
Leitor, se você não consegue enxergar nada além do seu caso, tudo bem. Aliás, nem isso, pois não consegue perceber o absurdo de alguém ter a carteira assinada aos 12 anos. Mas, se você não quer se aposentar, realmente é problema seu. Acontece que a situação é completamente diferente quando se é trabalhador dentro de uma fábrica, ou, por exemplo, balconista no comércio ou caixa de supermercado. Exigir que trabalhadores desse tipo tenham 65 anos e mais 40 anos de contribuição, é matar uma boa parte deles, que vai ficar pelo caminho – e encurtar a vida dos que conseguirem. Sabe quantos trabalhadores, no Brasil, estão nessa situação? 55 milhões ou 64% dos que estavam empregados quando do Censo de 2010 (v. IBGE, Censo Demográfico 2010, Trabalho e Rendimento, Resultados da amostra, Tabela 1.1.16). De lá para cá, a diferença é que aumentou o desemprego, portanto, a dificuldade em contribuir para a Previdência.
Esse modelo de aponsatoria do chile è o novo modelo da reforma da previdencia brasileira com a reforma.
Vc vai contribuir como uma poupanca e qdo se aponsentar se o banco nao tiver quebrado vc recebe por um tempo o beneficio apos acabar o dinheiro o idoso ficara na respomsabilidade de seus filhoso que leva a muitos a.situacoes acima.
Acho deplorável que alguém que viveu tanto e,com certeza produziu,chegue a est extremo de desespero
O Brasil caminha pra isso tbém, além de aposentadorias mixas que a cada ano tem o índice abaixo da inflação, o Judiciário e os Federais tem todos os seus salários como se tivesse na ativa, aqui tbém irá pelo mesmo caminho, um país sem vergonha e corrupto como o nosso, cheio de tretas num tá nem aí pra povo, tão aí é pra eles encherem o bolso “deles”.
Raquel, sou aposdentado do judiciário do Paraná e nao tenho os mesmos rendimentos de quando estava na ativa, prova que vc esta equivocada
Sem parecer cruel, esses velhos passando fome, ou até mesmo se suicidando são culpados pelo próprio infortúnio. Não lutaram para evitar essa situação, calaram-se como se calam os brasileiros de hoje. Estão mostrando que vão acabar com o sistema previdenciário, não estão propondo uma reforma no modo de arrecadação, não estão propondo a cobrança das grandes empresas devedoras, não estão acabando com aposentadorias sem teto. Você jovem que se cala hoje será o velho que se matará amanhã.
Você vai nos desculpar, mas há certas situações que merecem respeito. A ditadura de Pinochet, no Chile, que implantou a capitalização da Previdência, assassinou 3.065 pessoas, desapareceu com 2.279 chilenos, torturou 31.947 seres humanos, atingiu 40.018 cidadãos – em um país com uma população 11 vezes menor que a do Brasil.
Você, realmente, acha que os chilenos não lutaram?
Mala é o Governo Chileno… matou 2 coelhos de uma Kajadada só, se livra dos velhos e deixa as pensões pouco capitalizadas nas mãos dos seus aliados, os bancos privados !!!