Milhares de desempregados formaram uma gigantesca fila no Vale do Anhangabaú, no Centro da capital paulista, na manhã desta terça-feira (26), a procura de uma das 6 mil vagas de emprego oferecidas por diversas empresas de serviços, através do Mutirão de Emprego, uma ação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo e pelo Sindicato dos Comerciários.
A fila de desempregados teve início ainda na segunda feira, segundo o primeiro da fila, o cozinheiro Bruno de Vitória, do Espírito Santo. Ele chegou por volta da 9h da segunda e, para garantir o primeiro lugar na fila, passou a madrugada ao relento no Vale do Anhangabaú.
Lucas de Jesus, 22 anos, do bairro da Mooca, da zona Leste, que também passou a madrugada na fila, disse que veio desempregado do Pará em busca de uma vida nova. Há três meses na capital em busca de emprego, viu pelas redes sociais a convocação para o Mutirão de Emprego.
Até ás 13h, estima-se que 15 mil pessoas passem pelo Vale do Anhangabaú em busca de uma das vagas (atendente de telemarketing e operador de caixa, balconista, repositor, jovem aprendiz, padeiro, peixeiro, açougueiro e confeiteiro), cuja media salarial é R$ de 1.500.
Segundo o Sindicato dos Comerciários o Mutirão de Emprego vai até sexta-feira. Os interessados deverão ir até a sede do sindicato, localizado na Rua Formosa, 99, das 8h às 17h, para retirar uma das senhas para ser atendido. Os candidatos precisam levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e um currículo impresso.
A região metropolitana de São Paulo conta com 1,8 milhão de pessoas desempregadas, segundo a pesquisa de Emprego e Desemprego da Fundação Seade e Dieese. Ainda de acordo com o Dieese, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo subiu de 15,3% em janeiro para 15,5% em fevereiro.
No país, são mais de 12 milhões de desempregados, segundo dados do IBGE de fevereiro. Imagens de multidão de pessoas em busca de trabalho em várias partes do país têm sido comuns nos últimos anos, com milhões de brasileiros que perderam seus empregos tentando se recolocar no mercado de trabalho.