Bombeiros lutaram contra as chamas que tomaram conta da catedral de Notre-Dame, a partir das 18:50, hora local. O incêndio só foi debelado quase 8 horas depois.
A catedral fica no marco zero de Paris e é um dos monumentos mais visitados no mundo, cerca de 13 milhões de franceses e estrangeiros entram por seus portões em estilo gótico todos os anos.
Ela começou a ser erguida no ano de 1163 e sua obra foi considerada concluída 182 anos depois.
As chamas fizeram desabar a estrutura de madeira que acompanhava a abóbada central da igreja, mas o comandante da brigada dos bombeiros, Jean-Claude Gallet, anunciou que já se pode dizer que sua estrutura, incluindo as torres, “foi preservada”.
A especialista na arquitetura e história do período, Claude Gauvard, ao lamentar o incêndio disse que, “sendo a Notre-Dame um símbolo de Paris, refletindo em suas linhas harmônicas o esforço dos arquitetos que a idealizaram e dos artesãos que executaram a obra – o que inclui os vitrais que davam colorido especial ao seu interior com a passagem das horas do dia – nem sempre foi tratada com a devida reverência”.
“Os trabalhos que estavam em andamento já haviam passado do tempo de começarem. Eu, pessoalmente subi as escadarias em espiral da igreja antes do início da restauração e vi pedaços da alvenaria que haviam se descolado de seu local original”.
Até o momento não se sabe ao certo a causa do incêndio e a polícia francesa acredita que seu início tem alguma relação com as próprias obras de restauro.