O Governo Federal resolveu, nesta segunda-feira (27), manter o tarifaço nas contas de energia elétrica da população mesmo com o início período chuvoso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que será aplicada no próximo mês a bandeira vermelha no patamar 1 nas tarifas de eletricidade. Ou seja, haverá uma cobrança extra de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Desde outubro, a bandeira em vigor era a vermelha no patamar 2, a mais cara desse sistema, com custo extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumido. Segundo a Aneel a bandeira segue vermelha porque há menos água nas barragens das hidrelétricas, e é preciso acionar mais usinas térmicas para garantir o abastecimento de energia.
No começo deste mês o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) decidiu manter a operação de térmicas mais caras, ao mesmo tempo em que a usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do País, abriu suas comportas para escoar o excedente de água em seus reservatórios.
Nas últimas semanas as chuvas aumentaram e atingiram a maior parte do país, mas segundo o governo os reservatórios continuam a receber menos água do que o esperado.