A prefeita do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Paula Mascarenhas, do PSDB, denunciou, nesta sexta-feira (10), em vídeo divulgado em suas redes sociais, que os cortes de verbas nas universidades e Institutos Federais vão atingir em cheio a cidade.
Ela chamou a atenção para os impactos negativos que essas medidas trarão para a cidade de Pelotas, ao atingir a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal da cidade (IFSul).
“Essas medidas vão impactar não só essas duas instituições federais, mas toda a nossa população”, afirmou. “Por exemplo”, acrescentou a prefeita tucana, “com o corte na UFPel nós teremos três unidades básicas de saúde, que temos em parceria com a universidade, com as portas fechadas”.
Segundo Mascarenhas, “o atendimento de saúde bucal em Pelotas será reduzido à metade e os 180 leitos hospitalares SUS, disponibilizados pela UFPel, ficarão comprometidos”. “Isso vai prejudicar também os pacientes de câncer, de HIV e até o tratamento dos autistas”, alertou.
“O nosso centro materno infantil, que estamos construindo com a UFPel, e que vai funcionar lá onde seria a UPA B, também fica comprometido. Ou sejam, a saúde da nossa cidade poderá entrar em colapso”, observou.
“Na educação municipal”, disse a prefeita, “nós poderemos ver encerrado o projeto Saúde na Escola, que beneficia milhares de crianças e jovens da nossa rede municipal, com o atendimento bucal e o atendimento oftalmológico”.
“E isso sem contar com o prejuízo econômico que a cidade pode viver se a UPPel e o IFSul tiverem reduzidos os seus repasses”, observou Paula Mascarenhas. “São centenas, até milhares de pessoas empregadas por essas duas instituições que fazem com isso girar a roda da economia”, frisou a prefeita do PSDB.
A gestora municipal alertou que “esse problema pode causar desemprego em massa e também afastar os estudantes, milhares de estudantes que vêm de outros locais do país para Pelotas, e que necessitam muito do auxílio-moradia e dos serviços do restaurante universitário”.
Ela lembrou também que “Pelotas é reconhecida no Brasil como um polo educacional, de formação de profissionais extremamente competentes, com destaque para a área de pesquisa”.
“Por exemplo, é de Pelotas e atua na Universidade Federal, o Doutor Cesar Víctora, que é um dos maiores pesquisadores mundiais, destaque na área da Saúde Pública”, prosseguiu a chefe do Executivo municipal.
“Todos nós sabemos que a crise não começou hoje. Ela atinge profundamente o país, os Estados e os municípios. Como gestora municipal, eu compreendo a necessidade de cortes orçamentários, de contingenciamentos, mas isso é preciso ser feito de forma planejada, de forma organizada, criteriosa e com muito diálogo”, afirmou a prefeita.
“Eu espero que o governo federal reveja esses cortes e conclamo a sociedade de Pelotas para que se mobilize em defesa da UFPel e do IFSul, que são duas grandes instituições, fundamentais para a nossa vida econômica e social e para o desenvolvimento do nosso município”, completou Paula Mascarenhas.