Com gol de Rafael Lima, o Coelho venceu o CRB por 1 a 0 e ficou com a taça da Série B, com 73 pontos, 20 anos após sua primeira conquista do campeonato. Com isso, o América-MG voltou à elite do futebol brasileiro.
Mais de 22 mil pessoas foram ao estádio Independência e assistiram a equipe de Enderson Moreira superar o time potiguar pelo placar mínimo, acumulando na ótima campanha 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas. Marcou 46 gols e sofreu 25.
O capitão Rafael Lima é egresso da Chapecoense e escapou da tragédia em Medellín por não viajar à Colômbia, por causa de contusão. Ele dedicou o título às vítimas do acidente.
Com a conquista, o América-MG integra uma lista de bicampeões da Série B, com Palmeiras, Coritiba, Paraná, Paysandu e Goiás.
Também subiram para a Série A, Internacional (71 pontos), Ceará (67) e Paraná (64). Foram rebaixados para a Série C, Luverdense, Santa Cruz, ABC e Náutico.
Série A – Na partida em que empatou em 2 a 2 com Atlético-MG, o Corinthians levantou a taça de heptacampeão, vencida há duas rodadas na vitória contra o Fluminense. O Timão marcou com Jadson e golaço de Marquinhos Gabriel. Golaço de falta de Otero e Fred de cabeça igualaram o placar. O goleiro Cássio teve a honra de erguer o caneco em Itaquera.
Contudo, o fato mais comentado na rodada foi a bizarra atuação do goleiro Rubro-Negro Muralha, responsável direto pela derrota do Flamengo por 2 a 1, na Ilha do Urubu. Com o resultado, o Peixe já garantiu sua participação na fase de grupos da Libertadores. Já o Flamengo precisará vencer o Vitória, em Salvador, para não depender de outros resultados para se classificar ao torneio. Vale lembrar que o Mengão também pode se classificar à Libertadores caso vença a Copa Sul-Americana.
Além do Cruzeiro classificado por ser campeão da Copa do Brasil, Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Santos já estão garantidos na Libertadores em 2018.
Ponte Preta e Atlético-GO já estão matematicamente rebaixados à Série B.