Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, na segunda-feira (27), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, colocou em xeque o atendimento gratuito do SUS (Sistema Único de Saúde).
“É justo ou equânime uma pessoa que recebe 100 salários mínimos ter o atendimento 100% gratuito no SUS? Quem vai ter 100% de atendimento gratuito no SUS? Eu acho que essa discussão é extremamente importante para esse Congresso. Eu vou provocá-la, vou mandar a mensagem, sim, para a gente discutir equidade e nesse ponto a gente vai pôr o dedo”.
A declaração do ministro chega às raias do cinismo. Como se, só porque a universalidade é uma das diretrizes do SUS, alguém que ganhe 100 salários mínimos no Brasil utilize ou vá utilizar o serviço público de saúde na sua atual realidade.
O que ele pretende com essa conversa de “equidade” é acabar com o princípio de gratuidade contido no SUS. Primeiro cobra dos ricos, depois de quem ganha até tantos salários, até chegar ao ponto em que o pobre vai ter que provar que é pobre para ter direito à assistência médica básica, a uma consulta, um exame, uma cirurgia.
Segundo o médico e mestre em Saúde Pública, Thiago Henrique Silva, “desde a Constituição de 1988, nenhum ministro ousou questionar a gratuidade do sistema”.
Na verdade, a fala e as intenções do ministro segue a cartilha do governo Bolsonaro e seu ministro da Economia Paulo Guedes, de acabar com qualquer direito da população, principalmente dos mais pobres, precarizando os serviços públicos, acabando com a aposentadoria, cortando verbas da educação, defendendo cobranças de mensalidades em universidades públicas e acabando com direitos trabalhistas, entre outras atrocidades contra o povo.
Neste governo todo dia há um SUSto.
Mas o SUS nunca foi gratuito desde que o pagamos com Impostos!
Pois é, leitora. Imagine o que é, além dos impostos, ter que pagar no SUS!
Quem ganha 100 salários, não precisa do SUS . Pagamos tantos imposto, que o atendimento e os medicamentos tinha que ser de primeira qualidade.
Onde vai os impostos ? Vai para os bolsos dos corruptos!
É uma vergonha.!!
Calma, leitora. Quem vai pagar, na concepção do ministro, não é quem recebe 100 salários. É a senhora e são outros que já pagam impostos.
Então deixa eu te perguntar senhor Ministro: Então esses Q recebem 100 salários tbem vai ter q deixar de pagar impostos, certo???
Porq pra encher os bolsos dos politicos ele podem,Agora utilizar algo q é pago por eles tbem ai nao pode??Aonde ta a Lógica disso???Oq vcs politicos tenq fazer É parar de querer encher os bolsos e Olhar para quem realmente precisa!Sem Empregos vamos pagar o SUS comooo???Vamos por tudo nas Suas Contas??????
VAI CHEGAR ESSE DIA DE NADA SER PÚBLICO. SÃO SÓ 7 MESES DE DESGOVERNO. AGUARDEM! LÁGRIMAS DE SANGUE CORRERÃO DOS OLHOS DESSE POVO QUE ELEGEU ESSA CORJA.
Tudo bem, leitora. Mas o problema não está no povo.
Quero o remédio do câncer, não estou conseguindo pelo convênio da unimed,! A unimed fez um novo contrato, cortando tudo que é de alto custo, e com carência de 2anos! Sem sair do convênio?
A unimed estava me dadando de graça o remédio tomoxifeno, remédio para prevenção do câncer. Tenho que tomar por 5 anos. Até onde eu sei o governo tem que dar! Mas sou pobre não ganho 100 salário!
Só acho que deve ser sim cobrado para cidadãos não brasileiros que vem de varias locais para serem atendidos de forma gratuita para tratamento de câncer e hiv que são bem caros ,e depois voltam para seus países e não contribuem em nada aqui.
Olá! um colega de rede social me disse que essa notícia é falsa. Vocês podem me orientar quanto a isso?
As informações estão na matéria, leitora. Peça ao seu amigo para provar que a notícia é falsa. Nós não temos problemas para corrigir erros, quando os há. Mas também não temos problemas em afirmar a verdade.
Seja bem vindo ao Capitalismo!!!
Temos a impressão que isso é a barbárie – e não o capitalismo. Exceto se você achar que a vida deve ser uma mercadoria, a qual somente os ricos devem ter acesso.
O SUS é conquista do povo, não pertence ao governo, ele não pode mexer!
É só o que está faltando pra acabar de aniquilar os pobres.
Toda a economia que o Paulo Guedes quer fazer fica nas nossas costas. Estamos a 1 passo da Venezuela.