Turbinados com ventos de até 130 quilômetros, imensos incêndios estão consumindo a cidade de Los Angeles, já tendo forçado a evacuação de mais de 150 mil moradores. Mesmo áreas nobres e mansões milionárias foram inteiramente consumidas pelas chamas.
De acordo com o prefeito Eric Garcetti, somente no norte, onde encontram-se as pessoas mais ameaçadas, cerca de 150 mil foram evacuadas. O fogo chegou e arrasou mesmo áreas nobres como Bel-Air, onde a cantora Beyoncé tem sua mansão e o bilionário das comunicações Rupert Murdoch possui uma vinícula.
No sul da Califórnia, o maior incêndio registrado até o momento é o Thomas, no condado vizinho de Ventura, onde uma pessoa morreu. A intensidade das chamas ameaça 12 mil residências e lojas, já tendo consumido centenas de prédios.
Em Los Angeles, o maior condado dos EUA, dois incêndios vêm avançando, com força e deixando um rastro de destruição: o Rye, que consumiu 2.800 hectares e está 5% contido, e Creek, que acabou com 4.450 hectares e não está nada contido. Zero.
Para o diretor do Corpo de Bombeiros da Califórnia, Ken Pimlott, a situação é arrasadora e nada esperançosa: por um lado,as condições são “extremas para incêndios” e por outro, pela força da ventania, “não teremos como combater o fogo”. Trump limitou-se a pedir “orações”.